São Paulo, quarta-feira, 07 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

diversão

DS promete 3D sem óculos especiais

ILUSÃO DE ÓTICA >> Nintendo deve revelar nova versão do console portátil em junho, na E3; jogos antigos serão compatíveis

THÉO AZEVEDO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Em junho, durante a E3, a Nintendo vai revelar uma nova versão do portátil DS. Nada de novo, considerando que o aparelho, de tempos em tempos, costuma ser repaginado pela companhia. Contudo, desta vez a promessa, que recebeu o sugestivo (e provisório) título 3DS, é de uma máquina capaz de exibir gráficos tridimensionais sem o uso de óculos.
Por enquanto, as informações sobre o 3DS são escassas e mantidas sob sigilo, mas o que se sabe é que o portátil vai continuar usando duas telas e que será compatível com todos os títulos do DS e do DSi. O lançamento deve ser feito antes do fim do ano fiscal, ou seja, até março de 2011.
Como de costume na indústria de games e tecnologia, já há especulações rolando soltas e algumas delas, de acordo com o jornal econômico Nikkei, dão conta de que o aparelho terá uma espécie de alavanca para manipular objetos tridimensionais, além de vibração. Também é possível que o 3DS inclua acelerômetro, para detectar os movimentos do jogador.
Porém, somente na E3, a maior feira de games do mundo, que acontece entre 15 e 17 de junho, com cobertura da Folha, é que será possível saber o que de fato o 3DS vai oferecer e, não menos importante, como funcionarão seus recursos 3D.

Tamanho XL
Enquanto o 3DS não vem, a Nintendo aposta em uma nova edição do DSi, intitulada XL e voltada a uma faixa mais velha do público: é que as telas, com cerca de 10,7 cm, são 93% maiores se comparadas à versão anterior. O portátil, que chega às lojas do Brasil neste mês, ainda não tem preço definido -nos EUA, custa US$ 190.
Até a caneta stylus, utilizada para interagir com a tela sensível ao toque, ficou mais encorpada. Mas a maior atração do DSi XL são mesmo as telonas, mais brilhantes, que facilitam visualizar não apenas os games, mas também navegar na internet, que é uma das funções extras do aparelho.
O portátil vem com três softwares pré-instalados, entre eles Brain Age Express: Math, uma divertida série de exercícios matemáticos. Da mesma série, Arts & Letters concentra-se mais em atividades ligadas a palavras e imagens. Por fim, Photo Clock nada mais é que um despertador.
O DSi XL também inclui microfone e duas câmeras para interagir com jogos e aplicativos.
Ao todo, o Nintendo DS já vendeu 125 milhões de unidades ao redor do planeta, sendo Nintendogs e New Super Mario Bros. seus mais populares títulos, com 22 milhões e 20 milhões de unidades comercializadas, respectivamente.

93%
maiores são as duas telas do DSi XL em comparação com a versão anterior do console portátil da Nintendo. As telas do DSi XL têm 10,7 cm diagonais cada uma. Mais brilhantes, as telonas facilitam visualizar não apenas os games, mas também navegar na internet, o que é uma das funções extras do aparelho


Texto Anterior: Serviço Scrapfone permite postar mensagem de voz no Twitter
Próximo Texto: Campanha quer redução de impostos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.