São Paulo, quarta-feira, 07 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

tec-tec-tec

Microcelebridades mudam conceito de fama na internet

DANIELA ARRAIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Escolha uma foto de um gatinho fofo fazendo alguma coisa engraçada, coloque uma legenda escrita em um inglês, no mínimo, esquisito e envie para o I Can Has Cheezburguer? (icanhascheezburger.com). Você acaba de entrar no mundo dos LOLcats, um meme da internet -espécie de vírus da cultura pop- que atrai, diariamente, 2 milhões de visitas.
O I Can Has Cheezburguer? foi uma das estrelas da ROLFCon, conferência do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) que ocorreu no fim de abril, em Boston (EUA).
O evento reuniu usuários de internet que se tornaram famosos em um pequeno nicho, o dos usuários geeks superativos. Conhecidos como microcelebridades, esses usuários ganham fama ao publicar um vídeo engraçado, uma foto inusitada ou ao inventar qualquer conceito que venha a cair nas graças dos internautas.
"A fama na internet tem a ver com pessoas reais que estão fazendo coisas empolgantes por si mesmas, sem ajuda comercial. A internet possibilita que as pessoas sejam famosas por outras 15 pessoas", afirma Tim Hwang, um dos idealizadores do ROLFCon, em entrevista à Folha. "Não é que a gente sempre quis ver Britney Spears por todos esses anos, é que a mídia não nos havia dado outras chances. E a internet nos dá."
Jay Maynard, o fantasiado "Tron Guy" (www.tronguy.net), é um desses exemplos. Outro é Randall Munroe, que faz o Xkcd.com, "webcomic sobre romance, sarcasmo, matemática e língua".
O Stuff White People Like (stuffwhitepeoplelike.wordpress.com), blog feito por Christian Lander, também atrai a curiosidade de quem gosta de ler críticas sarcásticas e divertidas sobre os hábitos de "gente branca".
Outro exemplo, um pouco diferente, é o "rickroll", que consiste em direcionar notícias quentes, como o lançamento de um novo game, para o mesmo link: o clipe de "Never Gonna Give You Up", feito em 1987 e cantado por Rick Astley.
Em vez de repercussão na mídia, capas de revista e assédio de papparazzi, as microcelebridades se tornam famosas por meios não-convencionais, afirma Hwang.
"Eles não têm suporte da grande mídia, tampouco uma infra-estrutura de relações públicas. Isso tende a ser bem diferente das celebridades tradicionais, que estão em um ambiente altamente controlado."

76%
é a participação de mercado atingida pelo navegador Internet Explorer, da Microsoft, em abril, segundo relatório da NetApplications. É a primeira vez, em seis meses, que o browser ganha espaço, enquanto os principais concorrentes, Firefox e Safari, perdem mercado

PODEROSOS
Steve Ballmer, da Microsoft, Mark Zuckerberg, do Facebook, Steve Jobs, da Apple, e Mary Lou Jepsen, do projeto One Laptop per Child, estão entre as cem pessoas mais influentes do mundo, de acordo com lista da revista "Time" divulgada na última sexta-feira.

RESPOSTA AO BLOQUEIO
O Wordpress desativou, no fim de semana, o blog com conteúdo supostamente criminoso que coloca em risco o acesso ao serviço no Brasil. O portal mudou seus termos de uso e deletou essa e outras páginas criadas com nomes de outra pessoa. A Automattic, que mantém o Wordpress, já havia nomeado o advogado brasileiro Marcel Leonardi para cuidar do caso.

Frase
"[Stane] não tem quartel-general, não tem base, não tem conta bancária. Isso vai totalmente contra a sabedoria empresarial de Tony, o jeito que ele aprendeu a fazer as coisas"


MATT FRACTION
autor de "Invincible Iron Man", sobre o vilão de "Iron Man", descrito como um terrorista do código aberto


9,4
milhões de brasileiros baixam músicas, filmes e seriados por meio de serviços de P2P e programas de compartilhamento de arquivos, segundo o Ibope/Net Ratings. O eMule é o programa mais popular, com 17,2% de participação. Em seguida aparece o RapidShare, com 12,3%

FILMES ON-LINE
A Apple fechou acordo com estúdios de Hollywood e independentes para vender filmes pela sua loja on-line iTunes. As vendas serão realizadas na mesma data em que as produções forem lançadas em DVD.

DESAFIO
A Nintendo disponibilizou na semana passada o primeiro desafio on-line para Mario Kart Wii. Os jogadores têm até o dia 10 para competir.

EM QUEDA
Mesmo com a decisão da Toshiba de suspender o formato HD DVD, as vendas do Blu-ray não alavancaram nos EUA. Tirando o console PS3, as vendas caíram 40% em fevereiro, segundo a consultoria NPD.


Texto Anterior: TV digital ainda tem restrições
Próximo Texto: Made in Brasil: Cersibon mistura desenhos toscos e legendas nonsense
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.