São Paulo, quarta-feira, 07 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

consumo

Moda high-tech

Exposição em San Francisco reúne peças que misturam moda e tecnologia

DA REPORTAGEM LOCAL

Um vestido que reage à poluição do ar, uma jaqueta feita com sacolas plásticas e uma peça que faz massagem enquanto quem a usa joga videogame. Se você pensa que o futuro está longe, precisa conhecer as criações de artistas e estilistas que usam a tecnologia para criar peças inteligentes, ecologicamente corretas e um tanto inusitadas.
A mistura de moda e tecnologia é o foco da Second Skin: Imaginative Designs in Digital & Analog Clothing (segunda pele: designs criativos em vestuário analógico e digital; exploratorium.edu/2ndskin), exposição que ocorre no museu Exploratorium, em San Francisco (EUA).
Até setembro, o museu reúne peças que usam novas tecnologias, recursos do próprio corpo, como energia, e até materiais que são facilmente jogados no lixo, como embalagens de chocolate Snickers -pelas mãos de Anna Rochester, embrulhos se transformam em microvestido.
"Os artistas e estilistas enxergam o corpo como uma peça de arte e percebem que a tecnologia pode ser incorporada ao dia-a-dia. Para eles, um computador pode ser uma peça de roupa", afirma a curadora da exposição, Pamela Winfrey, em entrevista à Folha.
Ela destaca o trabalho Massage Me, de Hannah Perner-Wilson e Mika Satomi. "É um computador que pode ser usado como roupa. Ele é interativo e permite a quem o está usando jogar videogame e fazer massagem em um amigo, ao mesmo tempo", diz.
Outra peça que chama a atenção dos visitantes, segundo Winfrey, é o vestido Piezing, que gera energia a partir dos movimentos naturais do corpo. A peça armazena energia em uma pequena bateria, que depois pode ser descarregada para uso (leia ao lado).
Há, ainda, trabalhos como o vestido de Amisha Gadani, que é inspirado em peixes infláveis e serve para afastar pessoas em momentos de intimidação.
(DANIELA ARRAIS)


Texto Anterior: Com boas melhorias, jogo se supera
Próximo Texto: Roupa retém energia do movimento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.