|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Internet ganha etiquetas e se rende à personalização do conteúdo digital
DA REPORTAGEM LOCAL
Com a chamada web 2.0, a
personalização também chegou à internet. E uma das tendências mais populares desse
tipo de ação é a adição de tags
em conteúdo publicado na web.
Tag, em inglês, significa etiqueta e tem a função de designar nomes ao conteúdo digital,
facilitando sua classificação.
Sites como o Flickr (www.flickr.com) e o Technorati
(www.technorati.com), por
exemplo, permitem que os
usuários classifiquem o conteúdo que publicam. Dessa forma, ao dar o nome que desejam
a fotos, a textos e a links, os
usuários comuns, além de personalizar conteúdo, estão também fazendo uma avaliação e
influenciando diretamente os
caminhos da internet, de acordo com sua visão de mundo.
"Quando os robôs de determinado mecanismo de busca
encontram um site, eles podem
tratar as informações que recebem de várias maneiras", explica o arquiteto de informação
Sérgio Nunes, 26, que tem uma
monografia sobre classificação
na internet. "É bem possível
que esses robôs analisem as palavras-chave classificadas pelos
usuários para examinar a relevância ou não do conteúdo",
conta o especialista.
Além do fenômeno das tags,
outra tendência que vem ganhando cada vez mais espaço
são as tag clouds, que é uma
maneira visual de apresentar
as etiquetas na tela.
Um dos exemplos de maior
relevância nos últimos tempos
foi o mecanismo desenvolvido
pelo programador Fernando
Serboncini, que usou as tags
das notícias publicadas no
Google News (news.google.com) para dar uma nova roupagem ao serviço de informações (fserb.com.br/newscloud).
(SV)
Texto Anterior: Reportagem de capa: Winamp e Firefox são altamente moldáveis Próximo Texto: Web 2.0 permite a usuário fazer design de sites Índice
|