São Paulo, quarta-feira, 07 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teste USP

Memória portátil é ponto de acesso a redes sem fio

DOIS-EM-UM Em versões com cinco capacidades distintas, de 64 Mbytesa 1 Gbyte, o drive se conecta à porta USB do micro de mesa ou do notebook

ODEMIR MARTINEZ BRUNO
DALCIMAR CASANOVA
ESPECIAL PARA A FOLHA

O Wireless Steno USB incorpora recursos de conectividade sem fio e de armazenamento de dados (pen drive). Fabricado pela Apacer, ele é do tamanho de um isqueiro (2,5x8,5x1,2 cm). Para usá-lo como memória portátil e ponto de acesso para rede sem fio, basta encaixá-lo em uma porta USB (1.1). O aparelho pode ser uma boa alternativa -e de baixo custo- para usuários de notebooks antigos e de PCs. Ele é compatível com o padrão IEEE 802.11b e oferece taxa de transferência de 11 Mbps, suficiente para aplicações cotidianas.
O armazenamento é feito em memória flash, disponível em cinco capacidades. A versão avaliada foi de 128 Mbytes.


Alcance
Segundo a fabricante, o aparelho tem alcance de até 300 metros em ambientes abertos. Em áreas fechadas, o sinal chega a até 100 metros. Ele opera em uma freqüência de banda de até 2,4 GHz, o que o livra da interferência de outros dispositivos do gênero.
O equipamento oferece ainda criptografia, que dá maior segurança aos dados propagados sem fio (pelo rádio). Ela pode ser operada em dois modos (wep): de 64 bits e de 128 bits.
Entretanto, a criptografia só estará disponível se a rede estiver configurada para isso. O produto vem com um manual impresso em português e um CD com softs de instalação.

Características físicas
O Wireless Steno USB é composto por duas peças: um plugue USB, em que estão a antena Wi-Fi e a memória, e um extensor dobrável, para melhorar a posição da antena em locais com pouco sinal.
O aparelho também possui dois LEDs indicativos. O azul informa sobre o status do Wi-Fi e o verde informa sobre o acesso aos dados. O produto possui uma chave liga/desliga para a função Wi-Fi e uma capa protetora para o conector USB.
O modo sem fio é compatível apenas com o sistema operacional Windows (versões XP, 2000 e ME 98SE), deixando os usuários de Linux e de Mac sem a possibilidade de utilizar os recursos Wi-Fi.

Instalação
A instalação, no entanto, é muito fácil. O pen drive é reconhecido automaticamente pelo WinXP e é suportado também por Win2000, ME, Linux e Mac. Para instalar o Wi-Fi é necessário descompactar o driver já presente no pen drive e executar o programa Setup. exe. Após cinco cliques, o software estará instalado.
Para que a rede inicie seu funcionamento, é necessário apenas um clique para escolher, dentre as opções de rede disponíveis, a qual delas o PC iria se conectar.
O manual recomenda a utilização do "IEEE802.11b WLAN Utility" para configurar a rede no WinXP. Porém isso não foi necessário, uma vez que o próprio Windows reconheceu as redes disponíveis automaticamente. Nos testes, verificamos que o desempenho do produto está de acordo com as especificações dadas pelo fabricante.

Conclusão
De simples instalação, o Wireless Steno USB é uma ótima alternativa para levar notebooks e computadores de mesa para o mundo das redes sem fio. O preço é bastante atraente, apresentando uma ótima relação custo/ benefício.


Odemir Martinez Bruno é doutor em física pela USP e docente do ICMC-USP, em que atua como pesquisador nas áreas de visão artificial e bioinformática. Dalcimar Casanova é bacharel em ciência da computação e mestrando em ciência da computação e matemática computacional pelo ICMC-USP.


Texto Anterior: Atire e acelere
Próximo Texto: Canal aberto: Veja como funcionam os golpes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.