São Paulo, quarta-feira, 07 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

canal aberto

José Antonio Ramalho

canalaberto@uol.com.br

Conheça programa que recupera arquivos eliminados por engano

Qual usuário de computador já não passou pela terrível experiência de ter apagado arquivos por engano? Documentos importantes, fotos, vídeos ou músicas podem ter sido eliminados em um instante de distração.
No Windows, esses arquivos podem estar na lixeira do sistema e podem ser recuperados com dois cliques. Mas, em muitos casos, a lixeira já foi esvaziada e o usuário acha que não existem mais opções.
Isso não é verdade. É possível, com a ajuda de alguns programas especializados e um pouco de sorte, recuperar arquivos que foram apagados ou até mesmo que estavam em um disco que foi formatado.
Quando apagamos um arquivo, ele não é fisicamente tirado do disco. Seu nome e sua localização dentro do disco é que são eliminados de um índice de conteúdo. Os dados permanecem no disco ou no cartão de memória até que outro arquivo seja gravado por cima.
Enquanto isso não ocorrer, é possível recuperá-lo. Portanto duas coisas são importantes para aumentar as chances de recuperação. A primeira é não gravar mais nada no disco onde está o arquivo apagado. A segunda é tentar gravar o arquivo, já recuperado, em outro disco ou mídia.
Existem programas que se propõem a recuperar arquivos, como o Recuva, disponível em superdownloads.uol.com.br/download/132/recuva.
Ao abrir o Recuva, um assistente o conduz pelo processo. Basta especificar o tipo de arquivo (como imagem, música ou vídeo) e sua localização provável para que o programa faça uma busca rápida e liste os arquivos encontrados.
Em muitos casos, o programa não encontra os arquivos nesse modo de busca rápida. Aí é possível utilizar a Verificação Profunda, quando é feita uma busca completa e demorada na mídia especificada.
Para testar o programa, apaguei de forma definitiva quatro imagens que estavam em um pendrive. Usei o assistente, especifiquei onde estariam os arquivos, e o programa conseguiu encontrá-los. Ao pressionar Recuperar, informei o nome de uma pasta e, em alguns instantes, os arquivos estavam lá.
Lembre-se de que não há garantia de que você consiga recuperar um arquivo com programas desse tipo, mas é sempre bom tentar.


Texto Anterior: Saiba como mudar para o sistema Windows 7
Próximo Texto: DJs apontam vantagens de programas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.