São Paulo, quarta-feira, 07 de novembro de 2007

Próximo Texto | Índice

Guia do download

A internet tem atalhos para encontrar o programa certo e gratuito para rechear seu disco rígido sem apelar para a pirataria

GUSTAVO VILLAS BOAS
DA REPORTAGEM LOCAL

No Brasil não faltam discos rígidos prontos para serem preenchidos. Foram 7 milhões de computadores vendidos só nos primeiros nove meses deste ano. Nos últimos três meses, pela primeira vez, a venda para usuários domésticos superou a de máquinas corporativas. Os números são da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) para o mercado brasileiro.
O recheio para tantas máquinas saindo da fábrica pode ficar mais barato que salsicha -de graça. Isso sem abrir mão de qualidade e de variedade: de programas de escritório a ferramentas de segurança, passando por utilitários, são muitos os títulos de softwares prontos para serem baixados na internet. E sem pirataria.
O famoso download pode ser feito em depósitos populares, nos quais a avaliação de outros usuários ajuda a encontrar o programa que você procura. E até quem não sabe direito o que quer pode sair feliz desses armazéns. Os filtros (por tipo de licença, relevância, sistema etc.) são fáceis de utilizar.

Organização
Só que baixar os programas da internet para seu micro demanda tempo. Para garantir que cada segundo conectado seja bem utilizado, o usuário pode se valer de um gerenciador de download.
Tais programas prometem acelerar a transferência, ajudam na organização, fazem serviços agendados e -muito importante- continuam a baixar arquivos cujo processo de recebimento tenha sido interrompido de forma anormal. Nada de tempo perdido.
Mas não basta só cuidar de como você recebe o conteúdo -é preciso estar protegido contra as ameaças. Na carona de um programa útil, podem estar softwares maliciosos. Por isso, além de certificar-se da credibilidade da fonte, o usuário deve sempre ter um antivírus instalado. Não faltam opções gratuitas desse e de outros defensores de máquinas.
Para completar, nada disso adianta se os programas ficarem perdidos pelo disco rígido. Uma saída é baixar programas com interfaces agradáveis para vasculhar seu micro; há também opções que adicionam buscadores poderosos ao computador.
Saiba, nesta edição, como descobrir o melhor programa para você.


Próximo Texto: Tec-tec-tec
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.