São Paulo, quarta-feira, 07 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BitTorrent é opção para compartilhar arquivos na rede

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Um dos meios mais populares e eficientes de conseguir conteúdo gratuito na internet é o BitTorrent, um protocolo utilizado para compartilhamento de arquivos ponto a ponto.
Nele, o arquivo a ser distribuído é dividido em pequenas partes. Assim que uma delas é baixada para o seu computador, ela já se torna disponível para que outros façam o mesmo. Isso acelera a velocidade dos downloads, pois não é necessário ter o arquivo inteiro para compartilhá-lo.
Para fazer os downloads, é necessário instalar um programa cliente, como uTorrent, (Windows; utorrent.com), Transmission (Mac e Linux, entre outros; transmission.m0k.org), Azureus (Windows, Mac, Linux; azureus.sourceforge.net). Alguns browsers, como o Opera (opera.com), são compatíveis com BitTorrent.
Após instalar o cliente, configure-o de acordo com a sua conexão. No uTorrent, basta acessar o menu Options e selecionar Speed Guide. Em Connection Type, selecione a velocidade de sua conexão, e o programa fará uma configuração automática.
Alguns sites úteis para achar conteúdo para download são btjunkie.org, isohunt.com, mininova.org, torrentspy.com e torrentz.com. Ao fazer uma busca, geralmente aparecem informações sobre o arquivo, como seu nome e tamanho e quantos clientes o possuem na íntegra (seeds) -grosso modo, quanto mais seeds, melhor.
Esses sites hospedam pequenos arquivos do tipo torrent, que armazenam informações sobre o conteúdo a ser baixado e as conexões a serem realizadas. Clique sobre o link do arquivo e abra-o com o cliente instalado. Ele perguntará onde você deseja salvar os arquivos. Escolha uma pasta e pronto: o download deve iniciar. (EK)


Texto Anterior: Software livre tem espaço profissional
Próximo Texto: Telefonia: Google entra no mercado de celulares
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.