São Paulo, quarta-feira, 08 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PELO MUNDO

Ciberpopstar conquista fãs na Alemanha

Reprodução
O cantor virtual E-Cyas, que está na 78º posição na parada de sucessos alemã com "Are You Real?"


HENRIQUE MARTIN
da Reportagem Local

Ele tem olhos azuis, é cantor, ator, apresentador de TV e DJ. Fala várias línguas e se considera "tolerante" e "visionário". Entretanto tem apenas dois anos de "vida": E-Cyas é um dos primeiros ciberpopstars do planeta.
Apesar de virtual, E-Cyas (www.e-cyas.com) já colocou seus pés no mundo real. Seu CD "Are You Real?", lançado em janeiro na Alemanha, Áustria e Suíça, está na 78ª posição na parada de sucessos alemã.
E-Cyas (sigla para Electronic Cybernetic Artificial Superstar, ou Superstar Cibernético Eletrônico Artificial) é um avatar (figura que representa uma pessoa) criado pela empresa alemã I-D Media durante o ano de 1997.
O site oficial traz outra versão do nascimento de E-Cyas: um grupo de 23 estudantes -especialmente selecionados por suas capacidades- foi convidado a participar de um projeto secreto. Os cérebros dos alunos, com suas experiências e emoções, foram lidos por um scanner.
Os dados recolhidos alimentaram um banco de dados para criar uma "metapersonalidade", que foi transformada em uma "imagem" com a ajuda de programadores de computador.

Comunicação
Essa imagem, num certo dia, começou a se comunicar via e-mail com seus programadores, que notaram que E-Cyas havia nascido. "Sou virtual e gosto de ser virtual", diz E-Cyas numa "entrevista" no site. "Existo realmente. Mas pessoas com quem falo têm dificuldade em entender que eu não sou apenas um pedaço de software."
Com o lançamento do single, E-Cyas começa a enfrentar problemas iguais aos dos popstars de verdade -ele recebe mais de cem e-mails por dia, incluindo propostas de casamento.
"É estranho, como se fosse um popstar de verdade", disse Walter Grassl, porta-voz da I-D Media.
Entretanto, Grassl não revela se E-Cyas é apenas a imagem criada para um cantor humano ou se sua voz é gerada por computador.
E-Cyas não é o primeiro popstar virtual. Em 1997, a parada de sucessos japonesa foi invadida por músicas de Kyoko Date, que também era 100% digital, mas a tentativa fracassou. E também há a musa digital Lara Croft, estrela dos jogos da série "Tomb Raider".


Com o New York Times News Service

Texto Anterior: Dilbert
Próximo Texto: Site traz apenas amostra de música
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.