São Paulo, quarta-feira, 08 de março de 2006

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FAST FOTO

Equipamentos, que estarão em lojas e em supermercados, podem converter filme fotográfico em imagem digital

Terminais oferecem impressão expressa

DO ENVIADO ESPECIAL

A indústria da fotografia se deu conta de que bilhões de fotos têm sido capturadas anualmente, mas a maioria nem sequer chega a ser impressa. Boa parte delas é mostrada na hora em que é feita, enviada por e-mail ou publicada na internet. Por isso, as fabricantes se preocupam em fazer com que o consumidor não deixe simplesmente suas fotos no micro ou acabe apagando os arquivos por não saber o que fazer com eles.
Com argumentos de que os dados podem ser perdidos em uma pane no PC, de que a velha caixa de fotografias e de que os álbuns de família ainda são a melhor maneira de preservar a história, as fabricantes querem é faturar com a impressão de cópias. Assim, iniciam uma campanha para que o usuário imprima fotos em casa, em lojas e em quiosques de auto-atendimento -espécie de fast food da fotografia.

Terminais
Para que isso se torne realidade, os terminais passam a oferecer melhores softwares e interfaces mais simples e intuitivas, deixando o consumidor mais à vontade.
O plano é que eles estejam presentes em cafés, em livrarias, em farmácias e em supermercados.
Um deles é o GetPix Kiosk VP3 da Fuji, modular, com conexão à internet e personalizado. Para uso em lojas, a entrega da foto pode ser instantânea ou programada para uma hora ou alguns dias com retirada no local. Já a Kodak apresentou a nova plataforma Picture Kiosk G4, equipamento que, além de imprimir, oferece um scanner para conversão automática de filmes de 35 mm para o formato digital, tornando o terminal interessante também para quem usa câmeras analógicas.
O HP Photosmart Studio, por sua vez, pode ser usado para produzir álbuns personalizados, calendários, cartões-postais e fotos panorâmicas em diversos formatos. O cliente escolhe sua opção, corrige as fotos, imprime e paga em poucos instantes. As fotos também podem ser enviadas para os quiosques via internet, por sites como o Snapfish.com, popular nos EUA e na Europa, com entrega em casa. (GR)


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