São Paulo, quarta-feira, 08 de abril de 2009

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Quebrou. E agora?

Dicas ajudam a evitar problemas na hora de buscar a assistência técnica

QiLux/Shutterstock


DANIELA ARRAIS
RAFAEL CAPANEMA
DA REPORTAGEM LOCAL

Na hora de comprar um produto eletrônico, as vantagens se sobressaem. Performance, tecnologia de ponta, avaliação positiva da empresa por seus clientes, tudo isso conta pontos para a escolha. Mas o que fazer quando eles quebram?
Buscar a fabricante, com base na garantia do produto, é uma das opções. Se o prazo tiver expirado, o jeito é pagar pelo reparo do equipamento.
Mas nem sempre a solução para os problemas é fácil. Principalmente porque os produtos de hoje são feitos para durar cada vez menos, afirma a pesquisadora Angela Cassia Rodrigues. Essa obsolescência planejada faz com que peças de reposição tenham alto custo ou, simplesmente, não existam.
Nesta edição, conheça histórias de pessoas que tiveram problemas para consertar eletrônicos, veja como consumidores usam a internet para reclamar de empresas e saiba quais são as fabricantes que tiveram o maior número de reclamações no Procon-SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) em 2008.


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