São Paulo, quarta-feira, 08 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

referência

"Encarta", da Microsoft, vai acabar

NOVO TEMPO >> Enciclopédia, de 1993, chega ao fim sufocada pela Wikipédia

GUSTAVO VILLAS BOAS
DA REPORTAGEM LOCAL

Em 1993, com a ascensão dos CDs para computadores, a enciclopédia "Encarta", da Microsoft, foi lançada e se tornou um sucesso. Há uma semana, a empresa avisou que a "Encarta", que pode ser acessada via assinatura anual, na rede, ou comprada na forma de CDs ou DVD, vai ser finalizada.
A enciclopédia da Microsoft, que tem alguns artigos que podem ser lidos gratuitamente, simplesmente não pode competir com a Wikipédia.
Não é só ela. Na seara das enciclopédias on-line, a gratuita e editada pelos próprios usuários Wikipédia não tem concorrência. Apesar de a "Encarta" ter sido o segundo site de enciclopédias on-line mais visitado em janeiro deste ano, nos EUA, ela teve apenas 1,27% desse tráfego, ante 97% da Wikipédia, de acordo com a Hitwise.

Popularização dos PCs
Quando foi idealizado, no final dos anos 1980, o projeto de enciclopédia da empresa produtora do Windows era visto como uma forma de aproximar os computadores de um público que até então não os conhecia -e não sentia a necessidade de possuir um.
No começo de 2005, a empresa até deu um passo em direção a um modelo mais parecido com a Wikipédia, ao permitir que usuários fizessem sugestões de mudanças em artigos. As alterações tinham que passar por editores, padronizações e checagens, antes de serem confirmadas.

Nova forma de consumo
Para a Microsoft, no site em que presta esclarecimentos aos usuários da sua enciclopédia, "a categoria de enciclopédias tradicionais e material de referência mudou. As pessoas procuram e consomem informação de maneira consideravelmente diferente da dos últimos anos".
A "Encarta" teve uma versão brasileira de vida curta -durou de 1999 a 2002.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Canal aberto - José Antonio Ramalho: Acesse seus sites favoritos a partir de qualquer computador
Próximo Texto: Wikia quer crescer na categoria dominada pelo Yahoo! Answers
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.