São Paulo, quarta-feira, 08 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Celulares são campeões de reclamações no Procon-SP

DA REPORTAGEM LOCAL

Telefones celulares foram os produtos que tiveram o maior número de reclamações no Procon-SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) em 2008.
"Os problemas estão concentrados na qualidade, tanto dos aparelhos como também do atendimento ao cliente", afirma o relatório da instituição. "Os consumidores, ao recorrerem às assistências técnicas autorizadas, deparam-se com a demora no reparo, superando os 30 dias previstos no Código de Defesa do Consumidor."
Nas duas assistências técnicas de celulares visitadas pela Folha, na semana passada em São Paulo, filas grandes eram cena comum.
Em uma autorizada da Nokia, o tempo de espera para o atendimento passava de uma hora. Havia casos de pessoas levando o mesmo aparelho para conserto pela terceira vez.
Um dos consumidores deslocou-se de Santo André (Grande SP) ao Tatuapé (zona leste de SP) -uma distância de cerca de 20 km- para ter seu celular da Sony Ericsson reparado.
"Todos os processos de atendimento ao consumidor estão sendo revistos e melhorados, com intensificação no treinamento de nossos atendentes do call center e de nossas assistências técnicas", afirma, por meio de sua assessoria de imprensa, a Sony Ericsson, que ficou em décimo lugar no ranking do Procon.

SACs
O Procon aponta ainda deficiências dos SACs (Serviços de Atendimento aos Clientes) dos fabricantes, que "não são adequados, deixando o consumidor sem alternativa".
Das 50 empresas que figuram no ranking do ano passado, dez são fabricantes de produtos eletrônicos: Gradiente/ Philco, Sony Ericsson, LG Electronics, Nokia, BenQ/Siemens, Motorola, Samsung, Positivo Informática, HP Brasil e Mitsubishi/Aiko - Evadin.
A lista é composta por reclamações fundamentadas -"demandas de consumidores que não foram solucionadas com a primeira intervenção do Procon-SP e necessitaram da abertura de processo administrativo para serem trabalhadas pelo órgão junto aos fornecedores", segundo a fundação.
As três primeiras colocadas são Telefônica, Banco Itaú e TIM Celular. (RC)

LIXO ELETRÔNICO
Imagem publicada no site da revista "Wired" mostra centro de reciclagem de produtos eletrônicos da Sims Recycling Solutions, nos EUA; leia mais e veja outras fotos em tinyurl.com/wiredrec


Texto Anterior: Proteja dados privados com senha
Próximo Texto: Diversão: O Poderoso Chefão 2 se afasta do filme
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.