São Paulo, quarta-feira, 08 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça motivos da lentidão na internet

DA REPORTAGEM LOCAL

A lentidão na internet deixa o usuário de mãos atadas: na maior parte dos casos, a culpa é do provedor de acesso ou da empresa de telefonia.
Se a conexão sempre dá ocupado, pode valer a pena instalar o software discador fornecido pelo provedor, que encontra sozinho uma linha que esteja livre.
Mas, se a navegação é lenta, o problema pode estar na linha telefônica. Faça uma ligação de voz e verifique a incidência de ruídos durante a conversa. Havendo muita interferência, solicite conserto à companhia telefônica.
Atualizar o driver (programa adaptador) do modem também pode ajudar: para fazer isso, basta copiar uma versão atualizada no site do fabricante.
Apesar disso, existem modems cujo desempenho é naturalmente ruim. Os modems embutidos na placa-mãe (on-board) e alguns modelos do tipo winmodem (sem processador próprio) costumam causar problemas quando o micro realiza tarefas pesadas, como edição gráfica e audiovisual.
Isso acontece porque os modems desse tipo ocupam parte da capacidade do processador central (CPU). Quando algum software solicita mais de 90% da atenção da CPU, pode cortar o fluxo de processamento do modem, derrubando a conexão.
Se você enfrentar problemas mesmo depois de atualizar drivers e reclamar com o provedor e com a empresa telefônica, a solução pode ser trocar o componente por um modem externo, que custa mais caro, mas é melhor.

Poluição
Quem não aguenta mais fechar as janelas publicitárias que pulam na tela (pop-ups) pode extingui-las. Se você navega com o Internet Explorer, use o Pop-Up Stopper Free, que pode ser obtido gratuitamente (download de 360 Kbytes em www.panicware.com).
Depois de instalar o programa, será preciso abri-lo antes de começar a navegação com o Explorer. Atenção: como o software não faz distinção entre anúncios e janelas legítimas, pode impedir o acesso a sites que precisam abrir novas sessões do navegador (salas de bate-papo, por exemplo).
Nesses casos, basta segurar a tecla Ctrl antes de clicar no link que estiver falhando.
Uma alternativa é instalar o navegador Opera, que pode ser usado gratuitamente (www.opera.com) e barra pop-ups.

Remoção
Quem usa o Windows XP e não aguenta mais a insistência do comunicador pessoal Messenger, que vem embutido no sistema e teima em abrir contra a vontade do usuário, pode removê-lo.
Para fazer isso, abra o arquivo sysoc.inf (ele fica na pasta Windows/Inf) e encontre o trecho que começa com "msmsgs". Em seguida, apague a palavra "hide", que estará no final da linha de código, e reinicie o PC. Clique em Iniciar, Configurações, Painel de controle, Adicionar ou remover programas e Componentes do Windows. Desmarque o Messenger e clique em OK.



Texto Anterior: Jogue fora o lixo da sua conta de correio eletrônico
Próximo Texto: Mantenha vírus longe do micro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.