São Paulo, quarta-feira, 08 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

internet

Novo Mozilla Firefox está mais rápido

RAPOSA LIGEIRA >> Versão 3.5 do software gratuito traz melhorias de desempenho e modo de navegação que não deixa rastros

DA REPORTAGEM LOCAL

Atualmente a maior ameaça ao reinado do Internet Explorer, da Microsoft, o Mozilla Firefox está mais rápido.
Com a versão 3.5 no navegador gratuito, lançada na semana passada, melhorou a velocidade do carregamento de páginas e o desempenho de aplicativos on-line, como o Gmail.
Outro recurso novo é a navegação privativa -função que já é oferecida nas versões mais recentes de seus concorrentes (Internet Explorer, Google Chrome e Safari, da Apple).
Na navegação privativa, o Firefox não armazena rastros como histórico de páginas visitadas, lista de downloads e arquivos temporários. Para ter acesso a essa funcionalidade, clique em Ferramentas e em Iniciar navegação privativa.
Uma novidade imediatamente perceptível é o botão com um símbolo de adição (+), para abrir novas abas.
Por padrão, a barra de abas fica sempre visível no Firefox 3.5, mesmo quando há apenas uma ou nenhuma página aberta -o que não acontecia na versão anterior, a 3.0.
A mudança pode desagradar especialmente os usuários de netbooks, laptops ultraportáteis em que todo espaço é valioso devido às telas diminutas e de baixa resolução.
Para fazer com que a barra só apareça quando há mais de uma aba aberta, clique em Ferramentas e em Opções. Na categoria Abas, desmarque o item Sempre exibir a barra de abas.
Melhorou, na versão 3.5, a compatibilidade do Firefox com os padrões de desenvolvimento da rede -conjunto de parâmetros a serem seguidos por criadores de sites para que estes apareçam da mesma forma nos diferentes navegadores.
No teste Acid3, que mede essa capacidade, o Firefox 3.5 faz 93 de 100 pontos possíveis, ante 71 da versão anterior.
A lista completa de novos recursos do Firefox 3.5 pode ser vista, em português, em www.mozilla.com/pt-BR/firefox/3.5/releasenotes.
Para baixá-lo, vá a www.getfirefox.com. Há versões para Windows, Mac OS X e Linux. Se você tem uma versão anterior, clique em Ajuda e em Verificar atualizações.
Um dos trunfos do Firefox é a grande oferta de complementos (ou extensões) gratuitos, que podem acrescentar novas funções ao navegador.
Embora boa parte das extensões mais populares já seja compatível com a versão 3.5, algumas podem parar de funcionar se você instalá-la.

Mercado
Segundo a StatCounter, o Internet Explorer detém atualmente 60% do mercado global, ante 31% do Firefox.
(RAFAEL CAPANEMA)

5
milhões é o número de downloads que o Firefox 3.5 atingiu um dia depois de seu lançamento. Em junho do ano passado, o navegador entrou no "Livro dos Recordes" como o software mais baixado em 24 horas. Em um dia, foram 8 milhões de downloads da versão 3.0

31%
é a participação do Firefox, da Mozilla, no mercado global de navegadores, segundo a empresa de estatísticas StatCounter. A primeira versão do software foi lançada em 2004. Gratuito e em código aberto, ele funciona nos sistemas operacionais Windows, Mac OS X e Linux

60%
é a participação do Internet Explorer, da Microsoft, no mercado global de navegadores, segundo a StatCounter. Entre 2002 e 2003, o software chegava à casa dos 90%. Lançada em março, a versão mais recente, a 8.0, trouxe novidades como os Aceleradores, para agilizar tarefas comuns


Texto Anterior: Eventos on-line: Acontece na internet
Próximo Texto: Google captura no Brasil imagens para o Street View
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.