São Paulo, quarta-feira, 08 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programas utilizam e-mail para fazer backup de arquivos

DA REPORTAGEM LOCAL

Não demorou muito após o aparecimento dos e-mails com caixas com mais de 1 Gbyte para os internautas perceberem que poderiam usá-los para guardar arquivos importantes.
A prática mais comum é enviar a si mesmo uma mensagem com o arquivo que se deseja guardar. Como a mensagem fica armazenada nos servidores da empresa responsável pelo webmail, o sistema pode ser usado para fazer backup de arquivos importantes.
Mas alguém já pensou que enviar os arquivos anexados em mensagens, um por um, não é prático para quem tem centenas de arquivos dos quais deseja fazer backup.
É por isso que, para o Gmail, existem programas que tornam o processo automático.
O Gmail Drive (www.viksoe.dk/code/gmail.htm), só pra Windows, é uma opção popular entre essas ferramentas.
Com o programa, seu endereço de e-mail torna-se um drive na seção Meu computador do Windows, como se fosse um pendrive que foi conectado ao micro.
Usando o Windows Explorer, você só precisa arrastar os arquivos para o drive, e eles são enviados ao seu e-mail como anexos de mensagens.
Se alguém enviar mensagens a você com arquivos anexos, esses arquivos também passam a aparecer no seu drive Gmail no computador.

Gdisk
Para quem usa Mac, o Gdisk (gdisk.sourceforge.net) organiza as mensagens com anexos e faz com que elas apareçam no seu computador, mas não envia automaticamente arquivos ao seu endereço do Gmail.
O Gdisk cria etiquetas especiais no Gmail e depois realiza buscas por mensagens com essas etiquetas, fazendo com que os anexos apareçam no seu desktop.
Uma terceira opção é o Gspace (www.getgspace.com), que tem a vantagem de permitir o acesso a várias contas do Gmail simultaneamente.
(PL)


Texto Anterior: Empresário usa webmail para guardar mensagens e acessá-las durante viagens
Próximo Texto: [+] Privacidade: Sistema que "lê" mensagens para exibir propaganda incomoda usuários
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.