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Programas utilizam e-mail para fazer backup de arquivos
DA REPORTAGEM LOCAL
Não demorou muito após o aparecimento dos e-mails com caixas com mais de 1 Gbyte para os internautas perceberem que poderiam usá-los para guardar arquivos importantes.
A prática mais comum é enviar a si mesmo uma mensagem com o arquivo que se deseja guardar. Como a mensagem fica armazenada nos servidores da empresa responsável pelo webmail, o sistema pode ser usado para fazer backup de arquivos importantes.
Mas alguém já pensou que enviar os arquivos anexados em mensagens, um por um, não é prático para quem tem centenas de arquivos dos quais deseja fazer backup.
É por isso que, para o Gmail, existem programas que tornam o processo automático.
O Gmail Drive (www.viksoe.dk/code/gmail.htm), só pra Windows, é uma opção popular entre essas ferramentas.
Com o programa, seu endereço de e-mail torna-se um drive na seção Meu computador do Windows, como se fosse um pendrive que foi conectado ao micro.
Usando o Windows Explorer, você só precisa arrastar os arquivos para o drive, e eles são enviados ao seu e-mail como anexos de mensagens.
Se alguém enviar mensagens a você com arquivos anexos, esses arquivos também passam a aparecer no seu drive Gmail no computador.
Gdisk
Para quem usa Mac, o Gdisk (gdisk.sourceforge.net) organiza as mensagens com anexos e faz com que elas apareçam no seu computador, mas não envia automaticamente arquivos ao seu endereço do Gmail.
O Gdisk cria etiquetas especiais no Gmail e depois realiza buscas por mensagens com essas etiquetas, fazendo com que os anexos apareçam no seu desktop.
Uma terceira opção é o Gspace (www.getgspace.com), que tem a vantagem de permitir o acesso a várias contas do Gmail simultaneamente.
(PL)
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