São Paulo, quarta-feira, 08 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deletionpedia abriga mais de 60 mil páginas removidas da Wikipédia

DA REPORTAGEM LOCAL

O que têm em comum rap emo, uma lista de filmes com títulos particularmente longos e o clube indiano de motociclistas Madras Bulls?
São todos temas de artigos abrigados na Deletionpedia (deletionpedia.dbatley.com), que se alimenta de material removido da versão em inglês da enciclopédia colaborativa Wikipédia (en.wikipedia.org) -o próprio artigo sobre a Deletionpedia, aliás, já esteve em perigo, mas foi mantido.
Um passeio pelo site, que já reúne mais de 60 mil páginas, revela pepitas como um artigo sobre a versão filipina da telenovela mexicana "Rosalinda", uma lista de tipos de pêlos faciais, supostas aparições de Elvis Presley depois de sua morte e uma relação completa, separada por episódios, das frases escritas por Bart no quadro negro em "Os Simpsons".
Com visual quase igual ao da Wikipédia -ambas são feitas com o software MediaWiki-, a Deletionpedia reproduz fielmente os artigos rejeitados, além de exibir a justificativa da remoção. Mas, diferentemente da Wikipédia, ela não pode ser editada pelos usuários.

Spam e vandalismo
O processo, todo automatizado, é feito por um robô que copia as páginas assim que elas são apagadas da Wikipédia.
Há um controle para evitar que entrem violações de direitos autorais e páginas feitas apenas para ofender e atacar outras pessoas, por exemplo.
Mas são bem-vindas informações inexatas, spam, material promocional, "quantidades moderadas de vandalismo", escrita criativa, opiniões e pesquisa original -tudo o que a Wikipédia tenta evitar.
A navegação é feita por categorias, como textos editados mais de 200 vezes ou que ficaram na Wikipédia por mais de mil dias antes de serem removidos. Há ainda um link para ler textos aleatórios. (RC)


Texto Anterior: MEC: Consulta pública sobre nova ortografia recebeu só 12 e-mails
Próximo Texto: Rede apóia encontros cara a cara
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.