São Paulo, quarta-feira, 08 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

Faça vigilância de casa com câmera IP

PASSO-A-PASSO >> Computador e conexão à internet são fundamentais para montar um sistema, cuja instalação é simples

DA REPORTAGEM LOCAL

Webcams, em geral, precisam ficar próximas do computador. Portanto, se você deseja fazer um sistema de segurança para a sua casa, uma boa opção são as câmeras IP, que se conectam à internet.
Esse tipo de câmera transmite áudio e vídeo para um computador ou diretamente para redes IP, que podem ser acessadas por qualquer navegador de internet. Elas também costumam ter resolução maior que a das webcams e chegam a ter recursos como áudio.
Alguns modelos de câmeras IP possuem programas de monitoramento, que permitem acionar alarmes ou alertas de e-mail caso seja detectado algum movimento estranho -alguém andando em uma área proibida, por exemplo.
"Além do preço, bastante acessível, essas câmeras hoje são muito fáceis de instalar", afirma André Teixeira, gerente de produtos da D-Link.
O estudante Felipe Motta, 23, deu a idéia para a família instalar uma câmera no hall de entrada do apartamento em que moram, em Perdizes, zona oeste de São Paulo. "A gente vê se o elevador parou, quem está chegando. Quando vamos à praia, damos uma espiada para ver como a casa está", diz.

Preço
Com a redução de preços, esse tipo de produto deixou de ser privilégio de grandes empresas. Por cerca de R$ 500, é possível comprar uma câmera IP, afirma Diogo Superbi, engenheiro de vendas da Linksys.
"A principal vantagem desse tipo de produto é monitorar seu ambiente onde quer que você esteja. Em alguns casos, é possível até ouvir o que se passa", afirma. "Para instalar a câmera, não é preciso chamar um técnico, basta seguir as orientações no manual do produto."
Para instalar a câmera IP, é indicado ter um computador com acesso à rede e um roteador, diz Superbi. Basicamente, basta usar o cabo de rede Ethernet para conectar a câmera ao roteador, ligar a câmera, rodar o CD de instalação e seguir os passos descritos na tela. Após a configuração, sua câmera terá um endereço IP e já poderá ser acessada pela internet.

Segurança
A facilidade de ter acesso a imagens de um ambiente também traz riscos para a sua privacidade. Existem programas maliciosos que permitem invadir webcams, capturando imagens sem que o dono da máquina se dê conta disso.
Um estudo publicado pelo jornal espanhol "El País" revela que 60% das filmagens de segurança de casas, empresas e locais públicos podem ser pirateadas pela internet.
"Descuidar da segurança é deixar uma porta aberta para que outros vigiem o que nós vigiamos. E, também, para que nos espiem e nos chantageiem", disse Víctor Domingo, presidente da Asociación de Internautas de España.
Para evitar esse tipo de problema, é preciso tomar alguns cuidados, como trocar a chave de acesso do computador, criar senhas seguras e configurar o acesso para que apenas o administrador possa visualizar as imagens. (DANIELA ARRAIS)


Texto Anterior: Rede apóia encontros cara a cara
Próximo Texto: Brasil tem 1 milhão de câmeras
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.