São Paulo, quarta-feira, 08 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

teste USP

Sistema de som e vídeo falha em testes

PROBLEMAS >> Elegante e de operação simples, Micro Theatre MCD289/55 peca em conexões; controle remoto também tropeça

ODEMIR MARTINEZ BRUNO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O Micro Theatre MCD289/ 55, da Philips, aparelho que reproduz vídeo e áudio, apresenta funcionalidades de home theatre e de micro system. Compacto, o MCD289 pode ser montado sobre a mesa ou afixado na parede, em harmonia com os aparelhos de TV atuais, com tela de cristal líquido ou plasma.

Desenho e interface
Fino e vertical, o equipamento agrada pelo desenho moderno. As caixas acústicas podem ser instaladas próximas ao corpo do aparelho ou distanciadas, de modo a distribuir o som pelo espaço.
Nenhuma novidade quanto à operação do aparelho. Simples e intuitiva, pode ser feita pelo controle remoto ou diretamente no painel.
Uma tampa deslizante oculta alguns controles adicionais, bem como a conexão com fone de ouvido e USB. Um painel frontal com um círculo luminoso azul traz informações como tipo de mídia, volume, horário e modo de reprodução.
Lamenta-se a ausência de um mostrador de arquivos e de um dispositivo de navegação, necessários a um aparelho que também tem a finalidade de fazer reprodução acústica.
Devido à superfície especular e à baixa luminosidade do aparelho, as mensagens luminosas do painel são lidas com muita dificuldade, o que causa desconforto e dificulta a leitura.
Uma vez que o equipamento é conectado à TV, esta também funciona como interface com o usuário. Informações, ajustes e configurações podem ser vistos na tela do televisor.
No sistema de reprodução de áudio, são exibidos os arquivos e diretórios e é apresentado um discreto gráfico de barras com volume de bandas de freqüências. O aparelho pode ser configurado para exibir mensagens e interface em nosso idioma.

Falhas nos testes
Durante o teste, foi observado um grave defeito no equipamento. O controle remoto travou diversas vezes, o que impossibilitou tanto a navegação por menus de DVDs quanto a seleção de arquivos MP3.
O problema ocorreu repetidamente durante o teste realizado. Foi necessário desligar e religar o sistema diversas vezes até que o controle remoto funcionasse.
O MCD289 propõe-se a reproduzir uma ampla variedade de mídias, com diversos formatos, como DVDs, CDs e arquivos armazenados em dispositivos USB, além de vídeos nos formatos DivX e WMA, de áudios nos formatos MP3 e WMA e de imagens JPEG.
Nos testes realizados, o equipamento não conseguiu reproduzir as versões mais novas de vídeo em WMA.
O aparelho pode ser conectado a dispositivos de armazenamento de massa USB, como pendrives, discos externos, toca-MP3 e telefones celulares. Nos testes, o MCD289 não foi capaz de se conectar a um disco rígido externo de 160 Gbytes.
Quanto à reprodução dos vídeos, o sistema, que funciona com a tecnologia progressive scan de melhoria da qualidade da imagem, apresenta bom desempenho. Os filmes contam com um sistema de equalização predefinido para cinco modos: Normal, Concert, Drama, Action e Sci-Fi.

Baixo volume
O sistema de som do MCD289 é estéreo, o que o diferencia dos equipamentos de home theatre, que têm quatro ou mais canais para melhor estimular o ambiente acústico.
Ele apresenta saída para duas caixas acústicas e também um subwoofer, que é conectado remotamente ao aparelho. Essa pode ser uma vantagem do equipamento, pois a quantidade de fios é menor.
Quando a mídia reproduzida é áudio, o sistema apresenta cinco modos de equalização: Flat, Classic, Jazz, Rock e Pop.
A qualidade do som é boa, e o sistema não apresenta distorções mesmo operando em máximo volume. O volume do aparelho é adequado para filmes, mas tem pouca potência para quem gosta de ouvir música com volume elevado.
O sistema conta ainda com um sintonizador de rádio, relógio e despertador. Com desenho arrojado, o Philips MCD289 custa entre R$ 1.000 e R$ 1.200.


ODEMIR MARTINEZ BRUNO é livre-docente em computação e doutor em física pela USP. É docente e pesquisador da Universidade de São Paulo


Texto Anterior: Ao vivo: Use a webcam para mostrar ao mundo o que você está fazendo
Próximo Texto: Receptor USB tem alta definição
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.