São Paulo, quarta-feira, 08 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

entretenimento

Sites premiam vídeos de curta duração

MENSAGEM COMPACTA >> Feitos com celulares, câmeras fotográficas ou em programas, microclipes são atração na internet

JOÃO LOBATO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os vídeos de curtíssima duração estão virando modinha na internet e ganham espaço até em festivais tradicionais. O brasileiro Festival do Minuto, por exemplo, que tem 17 anos e canal no YouTube, criou uma categoria para o que chamou de nanominuto, vídeos com até dez segundos de duração.
Eles podem ser feitos usando-se equipamentos como webcams, celulares ou programas de computador, como Flash ou PowerPoint. A inscrição é gratuita, e os vídeos ficam disponíveis no site festivaldominuto.com.br.
Além do festival brasileiro, eles encontram guarida em outros torneios internáuticos. O The 10 Second Film Festival é a versão americana do nanominuto. Uma diferença, no entanto, é que o festival aceita apenas vídeos feitos com equipamento não profissional. Veja mais informações sobre como participar em tensecondfilmfest.org.
Outro festival que premia vídeos de mesma duração é o inglês 10 Sec Film Fest (tensec. com) que permite a visualização deles também em celulares.
Com proposta similar e apenas cinco segundos mais longo, o 15 Second Film Festival (15secondfilmfestival.com) é um festival exibido na Irlanda, Reino Unido e Europa que aceita inscrições pelo seu site.
Sem prêmios, o 100 Second Film Festival tem a proposta de divulgar a produção de vídeos com até cem segundos (100seconds.org).
O menor dos formatos encontra espaço no The 1 Second Film (the1secondfilm.com), que tem um caráter social, propondo a produção coletiva de um filme de um segundo. Para ser um dos diretores é preciso doar pelo menos US$ 1. Segundo o criador, o dinheiro arrecadado será usado para apoiar artistas ao redor do mundo.

TROCA DE FILMES
"Guerra nas Estrelas" é um dos títulos mais populares na rede de relacionamento Flixster (flixster.com), que permite a troca de trailers, videoclipes e informações sobre atores e filmes

PARECE TV
O BlinkxBeat seleciona vídeos populares da rede, como os do estudante chinês Huang Yixin, que ficou famoso no YouTube, e os transforma em protetor de tela (www.blinkxbeat.com; gratuito)


Texto Anterior: Baixe o vídeo para vê-lo melhor
Próximo Texto: Bandas brasileiras poderão vender músicas via MySpace
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.