São Paulo, quarta-feira, 08 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tec-tec-tec

É MINHA

Quem deve controlar a internet? Esse foi o pano de fundo do Fórum de Governança da Internet (www.intgovforum.org), evento promovido pela ONU na Grécia na semana passada. Na linha de frente, estiveram as discussões em torno de acesso, segurança, diversidade e abertura da rede. O fórum aconteceu um mês depois do anúncio de que Departamento de Comércio dos EUA diminuirá seu poder sobre a Icann (sigla, em inglês, para Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números), que administra a internet.

SOPA DE LETRINHAS
O debate sobre a diversidade chegou ao campo técnico. Hoje, os caracteres usados nos domínios são 37, do alfabeto latino. Vint Cerf, um dos pais da internet, advertiu que essa é uma área sensível. "Um passo errado poderia, permanentemente, fragmentar a rede".

CHAMA O SÍNDICO
Cerf pediu esforços para que o conteúdo de culturas iletradas seja valorizado, por exemplo, com o progresso de mecanismos de interação oral.

PARA CHINÊS VER
Um representante chinês surpreendeu ao dizer que não saberia falar de censura na internet. "Como eu poderia falar sobre isso se nós não temos nenhuma restrição?", justificou.

ALÔ, BRASIL
O próximo encontro da Icann será em São Paulo, em dezembro deste ano. Em 2007, o IGF, que é anual, acontecerá no Rio de Janeiro.

007PÉDIA
A CIA e outras agências de inteligência dos EUA revelaram que estão utilizando o mesmo sistema que é base da Wikipédia em sua rede secreta. Chamada de Intellipedia, a iniciativa tem mais de 3.000 usuários e 28 mil artigos. VÍRUS EM CASA
A revista "Wired" (www.wired.com) revelou como um vírus invadiu os computadores do Departamento de Defesa Interna dos EUA. Os documentos sobre o caso foram conseguidos depois de uma batalha judicial que durou um ano.

BAILA, MAC
A empresa de segurança Symantec deu detalhes de um vírus que afeta computadores que usam o sistema Mac OS X. A praga, descoberta no começo deste mês, chama OSX.Macarena e, segundo o comunicado, não apresenta grandes riscos.

PAGO PARA VER
Os ativistas da Creative Commons pedem que os internautas assistam aos seus vídeos no Revver.com, site que paga a quem coloca filmes de acordo com a audiência. O objetivo é arrecadar US$ 300 mil até o final deste ano.

PARA VIAGEM
O desenho das caixas que vão carregar o Windows Vista já está pronto e aprovado. Com um canto arredondado, a embalagem terá cores diferentes para cada uma das versões do novo sistema operacional: Ultimate, Home Basic, Home Family e Business. Os softs do Office 2007 serão vendidos em um pacote semelhante.

AMIGUINHOS
A Microsof anunciou que, em conjunto com a Novell, vai apoiar projetos que façam com que o Windows e o Linux trabalhem melhor juntos. Um dos pontos visa desenvolver a capacidade do Windows rodar, virtualmente, o Linux e vice-versa. As empresas também querem melhorar a compatibilidade entre os documentos dos dois sistemas.

BARRA LIMPA
Uma juíza espanhola livrou um internauta do pedido de prisão por dois anos por trocar músicas na internet e fez a alegria dos usuários de redes de trocas no país. A Justiça considerou que o acusado não tinha intenção de ter ganhos financeiros com a prática e, portanto, o fato não constituiu crime passível de sanção penal.


Texto Anterior: Eventos on-line/Acontece na internet
Próximo Texto: Hall do fracasso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.