São Paulo, quarta-feira, 08 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

segurança

Proteção do XP SP2 tem problema

Vulnerabilidade do firewall facilita a invasão de PCs que usam conexão de rede compartilhada

DA REPORTAGEM LOCAL

Até quando faz a coisa certa, a Microsoft erra na segurança do Windows. O mais recente item da interminável lista de problemas do sistema afeta o firewall da versão com Service Pack 2 do Windows XP.
O programa, adicionado ao Windows XP com a tarefa de filtrar os dados que trafegam entre o micro e a internet, tem um defeito de programação em um serviço interno chamado Internet Connection Sharing.
Graças ao erro, um invasor pode desativar a barreira imposta pelo filtro do SP2 e tirar proveito dos recursos da máquina. Em casos extremos, o golpista poderia controlar todos os micros de uma rede.
Quem divulgou o problema foi o blog The Vert Daily Post (blog.ncircle.com/archives/2006/10/microsoft_ics_d_1.htm), que faz a ressalva de que, para ficar vulnerável, o PC precisaria ter sua conexão com a internet compartilhada com outras máquinas.
Isso faz com que a maior parte dos usuários domésticos fique livre da ameaça. Mesmo assim, fica claro que o internauta não pode vacilar e precisa ficar atento às ameaças que afetam o sistema Windows com cada vez mais criatividade.
Para evitar as falhas desse tipo, o primeiro passo é manter o sistema operacional atualizado. Quem usa Windows deve baixar as correções e configurar o sistema para copiar novas atualizações automaticamente.
Basta acessar a pasta Painel de controle, clicar sobre Atualizações automáticas e definir com que freqüência a tarefa será feita. O firewall do Windows XP SP2 é ativado quando o usuário clica no escudo que fica ao lado do relógio do sistema, mas existem opções mais seguras e igualmente fáceis de configurar. O popular firewall ZoneAlarm (www.zonelabs.com), que pode ser usado gratuitamente, é uma delas.
(JULIANO BARRETO)


Texto Anterior: Micros de mão também realizam ligações
Próximo Texto: Canal aberto: Aprenda a limpar o monitor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.