São Paulo, quarta-feira, 08 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

teste/USP

Confira avaliação de pacote para conversão de vídeo analógico

Placa de captura e softwares da Pinnacle ajudam a transformar fitas VHS

JOSÉ ALBERTO CUMINATO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O Teste USP desta semana avaliou o Pinnacle Dazzle Video Creator Platinum, pacote de hardware e de software que inclui dispositivo que converte vídeos analógicos em digitais em apenas alguns passos, sendo útil para pessoas que desejam, por exemplo, transferir o conteúdo de fitas para DVDs.
O produto vem acompanhado dos softwares para captura, edição e criação final dos vídeos. O pacote, porém, não inclui os cabos para a conexão do Dazzle com outros aparelhos analógicos, como um videocassete. Acredita-se que a Pinnacle não inclua os cabos por uma razão clara: se o usuário deseja converter fitas VHS e possui um videocassete, ele provavelmente terá os cabos para a conexão entre os dispositivos. Esses cabos são baratos e fáceis de encontrar no mercado.

Entradas e formatos
Estão disponíveis no produto duas entradas de vídeo, RCA e S-Video, e uma entrada de áudio estéreo, RCA. A entrada S-Video permite capturar vídeos com maior qualidade de imagem, no entanto a entrada de vídeo RCA, por ser mais antiga, permite maior compatibilidade entre os diversos reprodutores de vídeos existentes. O dispositivo converte os vídeos analógicos por meio dos padrões Mpeg-1, Mpeg-2, Mpeg-4 e DivX. Uma vez convertido o vídeo, o arquivo ainda pode ser modificado para outros formatos via software.

Instalação
A instalação do Dazzle é bastante simples. Instalados os drivers e softwares conforme instruções do guia de início rápido, basta conectar o dispositivo ao computador para que ele seja imediatamente detectado pelo sistema. O guia tem versão em português.
As conversões feitas com o Instant DVD Recorder, soft que acompanha o Dazzle, estão limitadas aos formatos oferecidos pelo hardware. O programa também permite o uso e a criação de menus personalizados para DVDs.
O Studio QS, outro programa oferecido junto do Dazzle, é mais poderoso, permitindo a edição dos vídeos capturados e adicionando efeitos especiais, imagens estáticas, músicas de fundo, títulos, e, por fim, a conversão para qualquer formato desejado desde que o codec referente ao padrão esteja instalado. Para o áudio, estão disponíveis os conversores dos formatos WAV, AC3 e MP3 -estes dois últimos precisam ser comprados no site da Pinnacle. Na conversão de vídeos para outros tipos de formatos como o XviD, o software apresentou instabilidade, chegando a travar algumas vezes.

Conclusão
Em alguns anos, as fitas VHS serão relíquias e a necessidade de convertê-las para DVD cresce a cada dia. Existem empresas especializadas nesse tipo de serviço, porém, o preço cobrado por elas nem sempre é muito convidativo. O Pinnacle Dazzle Video Creator Platinum representa uma solução para esse problema com uma relação custo/benefício razoável. Ele tem o preço sugerido de R$ 620 -valor parecido com o das placas aceleradoras de gráficos tridimensionais exigidas por jogos, por exemplo.
O equipamento da Pinnacle possui várias outras funções e, acompanhado de um pacote de softwares, se transforma num produto atrativo no mercado nacional de equipamentos de informática.


JOSÉ ALBERTO CUMINATO é doutor em matemática aplicada e computação científica pela Universidade de Oxford e professor do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística da Universidade de São Paulo.


Texto Anterior: Família do iPod ganha mais dois integrantes
Próximo Texto: Câmera superfina apresenta agilidade no primeiro disparo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.