São Paulo, quarta-feira, 09 de janeiro de 2008

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consumo

Moda nerd

Estampas de videogames, comandos eletrônicos e gadgets entram no guarda-roupa

DANIELA ARRAIS
DA REPORTAGEM LOCAL

O nerd de óculos fundo de garrafa, sem vida social, fanático por tecnologia e fã de filmes obscuros só poderia ter um guarda-roupa para lá de monocromático, certo? Errado. Ser nerd está na moda.
E estilistas e designers se valem do apelo geek -um tipo de nerd ainda mais viciado em tecnologia- para desenvolver roupas com estampas que remetem a jogos de videogame, comandos de computador e gadgets da moda, como o iPod.
O ThinkGeek (www.thinkgeek.com) reúne camisetas, brinquedos e eletrônicos, com o objetivo de suprir a demanda de um mercado formado por apaixonados por tecnologia.
"No mundo de hoje, ser nerd significa ter dinheiro e poder", afirmou à Folha Jennifer Kuropkat, designer do site. Entre os produtos mais desejados pelo público -homens de 18 anos a 40 anos- estão eletrônicos e camisetas, como a que detecta redes Wi-Fi.
No Nerdy Shirts (www.nerdyshirts.com), os fãs de redes sociais fazem a festa. Há estampas como "Yes, I'm on MySpace" (sim, eu estou no MySpace) e "1 digg" (em referência ao Digg, site em que usuários dão pontos aos links mais interessantes).
A marca foi criada pelos amigos Myke e Jacob em 2004, "quando ser nerd se tornou estranha e subitamente aceitável, até um pouco hype".
No Threadless (www.threadless.com), uma opção é a camiseta que diz "videogames arruinaram a minha vida, ainda bem que tenho duas vidas extras". No Jinx (www.jinx.com), a junção de iPod com "poo" (cocô, em inglês) vira uma sátira ao produto da Apple.
No brasileiro Camisetaria (www.camisetaria.com), uma das estampas mais procuradas é a do Chá com Mario Bros., criada pelo designer carioca Daniel Sansão, 31.
"Cresci jogando várias versões do Mario e sempre gostei do design do jogo. Como os cogumelos davam superpoderes ao Mario, resolvi brincar sugerindo um chá com eles", diz.
Na Banca de Camisetas (www.bancadecamisetas. com.br), que também funciona em lojas fixas em São Paulo e no Ceará, os nerds encontram opções com estampas como "Loading... Please Wait" e "I Love Ctrl C Ctrl V".
"A procura por esse tipo de camiseta é grande e é feita por consumidores entre 15 anos a 40 anos que gostam de tecnologia", diz Débora Suconic, 43, sócia da Banca de Camisetas.
Já o coletivo Meketref (www.meketref.blogspot.com) aposta em vestidos, camisas e camisetas com estampas de Tetris e Pac-Man.
Para a publicitária Marisa Toma, que mantém há dois anos o blog Objetos de Desejo (www.objetosdedesejo.com) -em que reúne gagdets e acessórios-, ter amigo nerd, que sabe ligar roteador e colocar Wi-Fi, passou a ser o máximo após a popularização da internet. E isso se reflete na moda.
"Não é vingança dos nerds, de menino babão cheio de canetas no bolso. A gente está falando de uma molecada que é antenada com o que acontece em tecnologia, que curte design e que valoriza os primeiros passos da computação", diz.
Para quem quer começar sua coleção nerd, Ematoma, como é conhecida entre os blogueiros brasileiros, indica o www.geek.com. E, na falta de lojas brasileiras, avisa: "Nerd que é nerd não se intimida com isso, importa camisetas. O nerd 2.0 customiza as páginas dele, não vai customizar o look?"


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