São Paulo, quarta-feira, 09 de abril de 2008

Próximo Texto | Índice

Há algo no ar

Maior feira de tecnologia sem fio dos EUA marca renascimento da WiMax e caça a melhores interfaces em portáteis

Isaac Brekken/Associates Press
Pessoa fantasiada de celular desfila na CTIA, feira nos EUA em que o foco é tecnologia móvel

HENRIQUE MARTIN
COLABORAÇÃO PARA FOLHA, DE LAS VEGAS

A tecnologia WiMax, para transmissão de dados sem fios em alta velocidade, parecia uma eterna promessa de grandes fabricantes como Intel e Motorola. Agora a promessa parece estar saindo do papel, já que a WiMax foi um dos principais destaques da CTIA Wireless 2008, principal feira e congresso de telecomunicações voltado à mobilidade do mercado norte-americano.
A feira também mostrou a preocupação dos fabricantes com as telinhas dos celulares. Com aparelhos com cada vez mais capacidade de armazenamento, uma melhor interface para assistir a vídeos se consolida como um dos desafios da indústria.
A CTIA não contou com muitos lançamentos de celulares, apesar de os rumores indicarem que a indústria iria apresentar competidores de qualidade para a sensação iPhone. Na área, teve destaque o Instinct, da Samsung, chamado por alguns sites de "iPhone killer" (matador do iPhone, em jargão da indústria para concorrentes de peso de um produto de sucesso), mas que não teve tanto impacto quando foi mostrado. Ele vai ser restrito à operadora norte-americana Sprint.
Também destacaram-se o Windows Mobile 6.1, sistema da Microsoft para portáteis, e um novo buscador para celulares do Yahoo!.
A principal dica de que a Wi- Max mostra sinais de que vai voltar com força veio por parte da Nokia. A empresa mostrou seu N810 WiMax Edition. O aparelho tem uma pequena saliência na parte de trás, que abriga a antena embutida para a WiMax. O dispositivo móvel tem tela sensível ao toque, GPS, 2 Gbytes de memória e executa uma versão do sistema operacional Linux (chamada Maemo) desenvolvida pela própria Nokia.
As redes WiMax conseguem cobrir áreas metropolitanas com velocidades de até 15 Mbits por segundo, segundo previsões do WiMAX Forum, porém a experiência do usuário deve ficar com velocidades entre 1 e 5 Mbits por segundo, com capacidade de uso em movimento.
Um estudo feito pelo WiMAX Forum anunciado durante a CTIA Wireless prevê que mais de 133 milhões de pessoas usarão WiMax em todo o mundo em 2012, sendo 70% deles com dispositivos móveis e portáteis -mais de mil devem ter a capacidade até lá.

15
Mbits/s é a velocidade prevista para a WiMax em regiões metropolitanas, conforme estudos do WiMAX Forum


HENRIQUE MARTIN viajou a convite da Nokia


Próximo Texto: Nas alturas: Guindaste a 60 metros não tinha tecnologia WiMax
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.