São Paulo, quarta-feira, 09 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Flickr começa a hospedar clipes na rede

FELIPE LOBO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O Flickr lança nesta quarta-feira o serviço de compartilhamento de vídeo. O recurso é parecido com o de fotos, com a possibilidade de atribuir tags, geotags e controlar privacidade e direitos autorais.
Os vídeos no Flickr podem ter 90 segundos e 150 Mbytes e só estão disponíveis para usuários Pro -normalmente, cadastros que custam cerca de R$ 50 por ano.
A novidade vai permitir aos usuários criarem álbuns que misturem fotos e vídeos. Fábio Boucinhas, diretor de produtos do Yahoo! Brasil, afirma que a meta não é concorrer com sites de vídeo existentes. "A missão do Flickr é registrar o mundo. E é preciso registrar o mundo com vídeos, além das fotos."
A idéia surgiu a partir da demanda pelo serviço que uma pesquisa feita pelo Yahoo! mostrou. Mais de 40% dos usuários ouvidos produz vídeos usando a câmera digital. Entre os que filmam usando o celular, o número é pouco maior que 20%.
Apenas um em cada cinco usuários compartilha os vídeos que produz com celulares ou câmeras digitais. Destes, 55% o fazem apenas para amigos e conhecidos. Só 13% usam sites de compartilhamento de vídeos.
A idéia dos vídeos do Flickr, segundo Boucinhas, é permitir que os usuários coloquem os vídeos produzidos junto com a foto em um só lugar, com os mesmos recursos das imagens.
Para Boucinhas, os vídeos engraçados ou oficiais continuarão tendo seu espaço em sites como YouTube. No Flickr, devem prevalecer, para ele, vídeos mais pessoais, de viagens, por exemplo.


Texto Anterior: Entretenimento: TV na internet contextualiza vídeos
Próximo Texto: Propagandas em vídeos são desprezadas pelo internauta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.