São Paulo, quarta-feira, 09 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TESTE USP

Novo programa da Apple facilita uso de computador e aproveita recursos de sistema Unix

"Mac OS X" exige mais memória

DILVAN DE ABREU MOREIRA
ESPECIAL PARA A FOLHA

O novo sistema operacional "Mac OS X", da Apple, não é uma simples atualização da versão anterior, "Mac OS 9.1", mas um sistema operacional que passou por uma grande reformulação.
Da nova interface gráfica (Aqua) ao novo núcleo do sistema operacional, uma versão aberta do "Unix BSD" conhecida como Darwin, tudo é novidade.
O "Mac OS X" promete juntar a facilidade de uso dos sistemas da Apple com a robustez e a segurança dos sistemas operacionais Unix em um único produto. Tantas novidades, no entanto, podem deixar os atuais usuários do Mac confusos. Mesmo com muitas vantagens, é preciso ponderar com cautela antes de optar pela atualização do programa.
Em primeiro lugar, a atualização somente é possível a partir da versão 9.1 do "Mac OS" (um CD com essa versão acompanha o novo sistema). Em seguida, é preciso verificar se a máquina atende aos pré-requisitos (veja quadro ao lado). Se o computador destina-se ao uso de programas de edição gráfica (imagens ou vídeos), recomenda-se ter, pelo menos, 20 Gbytes de espaço em disco e 256 Mbytes de memória RAM.
Cumpridos os requisitos mínimos, a atualização é simples. No teste, feito num iMac Special Edition, o sistema de instalação automaticamente detectou e instalou todos os periféricos, incluindo uma impressora jato de tinta da HP com interface USB.
A Apple adicionou ao "Mac OS X" o ambiente virtual Classic, que permite executar programas do "Mac OS 9.1". Porém o Classic só funciona se a instalação do "Mac OS X" for feita sobre uma instalação do "Mac OS 9.1". Durante a instalação do "Mac OS X", o usuário é indagado se deseja formatar o disco rígido e substituir o sistema de arquivos MAC OS Extended pelo sistema de arquivos Unix. Não formate o disco ou você não conseguirá usar o Classic.
Infelizmente nem todos os programas feitos para o "Mac OS 9.1" funcionam com o Classic. Por isso, antes de mudar para o novo sistema, vá a www.apple.com/macosx e verifique se seus programas funcionam com ele.
O avançado núcleo do "Mac OS X" é um sistema operacional "BSD Unix" com microkernel Mach chamado Darwin. Ele foi desenvolvido pelos engenheiros da Apple em conjunto com a comunidade de software livre da internet. O Darwin está disponível de graça no site da Apple para as arquiteturas PowerPC e para PC IBM (Pentium, AMD etc.).
O sistema permite executar diversos programas gratuitos para "BSD Unix" disponíveis na internet. Trata-se de um importante diferencial tanto para os atuais usuários de Mac como para usuários de Unix que pretendam migrar para o novo sistema.
Em testes realizados no "Mac OS X", foram instalados programas gratuitos, como o servidor WWW Apache e o editor de textos "Latex". Outras ferramentas Unix já vêm pré-instaladas no sistema (como o compilador gnu C). E, para espanto de alguns usuários de Mac, o "Mac OS X" dispõe de um console para digitar os comandos Unix (ls, ps, kill, cd, etc.).
O novo "Mac OS X", como o "Windows 2000", tem a capacidade de gerenciar vários usuários em um único computador. Cada usuário possui uma senha, podendo personalizar a sua área de trabalho e proteger seus arquivos contra acesso indevido.
Todas as tecnologias avançadas do sistema estão sob a nova e bela interface Aqua, com mais recursos e acesso às funções do sistema. Uma curiosidade: para proteger usuários leigos em Unix, quando o "Mac OS X" é instalado, ele não permite que nenhum usuário se torne "root" (administrador do sistema em Unix). Para se tornar "root", o comando "sudo passwd root" tem de ser usado no console. Teoricamente, apenas usuários experientes conseguem achá-lo.

Quem deve atualizar
Se você tem a máquina adequada e seus programas são compatíveis com o Classic, atualize.
Caso queira usar aplicações críticas (servidor de e-mail etc.), é recomendável usar o "Mac OS X". As versões anteriores do sistema não são suficientemente robustas. Finalmente, se sua empresa tem base Unix já instalada, usar máquinas Apple com "Mac OS X" pode resultar em significativa redução nos custos de suporte, já que o OS X é basicamente um sistema Unix com nova interface.


Dilvan Moreira é Ph.D. em engenharia eletrônica pela University of Kent at Canterbury, Inglaterra. Colaboraram Richard Lingner e Percival Lucena.
E-mail: dilvan@computer.org


Texto Anterior: Games: Lego tem títulos no Brasil
Próximo Texto: Conheça softs para o novo sistema
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.