São Paulo, quarta-feira, 09 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EVENTO

Quinta edição do Webby Awards, prêmio anual da internet, tem 135 sites na disputa; resultado sai no dia 18 de julho

Internauta já pode votar no Oscar da rede

DA REPORTAGEM LOCAL

Enquanto os sites brasileiros aguardam o resultado do iBest, internautas de todo o mundo já podem ajudar a eleger os vencedores do Webby Awards, prêmio anual que destaca as melhores páginas da rede.
Depois de consultar a lista com os 135 sites indicados ao prêmio, que é dividido em 27 categorias (veja quadro), basta visitar o endereço www.webbyawards.com/peoplesvoice/index.html e se cadastrar gratuitamente para escolher suas preferidas entre as páginas concorrentes. No ano passado, 134 mil internautas participaram da votação.
Marcada para o dia 18 de julho, a cerimônia de premiação será realizada em San Francisco, nos EUA, e deverá ser um espetáculo curioso: os discursos de agradecimento dos responsáveis pelos sites vencedores só podem ter cinco palavras, o que cria situações engraçadas.
No ano passado, por exemplo, os diretores do site Merriam-Webster, que é um dicionário, agradeceram usando cinco das palavras mais longas do idioma inglês (uma delas com 28 letras), enquanto os responsáveis pelo site Stile fizeram uma auto-ironia dizendo apenas que sua página "sux" ("é uma porcaria") .
Tradicionalmente, a cerimônia é transmitida ao vivo pela internet. Enquanto a data de premiação não chega, quem se interessar pode assistir a um vídeo com cenas do evento realizado no ano passado. Ele está em www.webbyawards.com/event/webcast.
Além dos votos de internautas, os vencedores serão escolhidos a partir da opinião de um júri, que é composto por 350 membros e costuma incluir celebridades: em 2000, ele contou com a participação do escritor Deepak Chopra, do cineasta Francis Ford Coppola, do cantor David Bowie e dos cartunistas Scott Adams e Matt Gronening, criadores dos desenhos "Dilbert" e "Os Simpsons".
Até o fechamento desta edição, a lista com os jurados de 2001 não havia sido divulgada pela Academia Internacional de Artes e Ciências Digitais (www.iadas.com), que organiza o evento.
Em cada categoria, será premiado um site escolhido pelo júri e outro selecionado pelos internautas. Além de escolher sites nas 27 categorias já anunciadas, o evento também destacará a melhor página de arte e dará um prêmio ao site com a melhor infra-estrutura de navegação. A lista com os indicados para esses dois prêmios será divulgada no dia 20 de junho.
No ano passado, os jurados premiaram sites como o Ad Busters (www.adbusters.org), que satiriza a propaganda, e o Atom Films (www.atomfilms.com), que oferece vídeos para assistir on-line.
Por sua vez, os internautas preferiram destacar endereços como o The Hunger Site (www.thehungersite.com), que promete doar alimentos a pobres em troca de alguns cliques, e o PayPal (www.paypal.com), site que permite transmitir dinheiro usando e-mail. Já o site The Onion (www.theonion.com) ganhou prêmios do júri e do público.

Acessório
Além de contar com a participação dos internautas, os organizadores do Webby Awards também oferecem um programa que ajuda a navegar na rede.
Visitando o endereço www.ububu.com/partner/webby.html, pode-se fazer gratuitamente o download do "Webby Awards Planet", software compatível com o "Windows" que permite que o usuário organize atalhos para seus sites preferidos em um globo tridimensional. (BG)


Texto Anterior: Mercado: Índia aposta em micro popular de US$ 200
Próximo Texto: iBest entrega prêmios amanhã em São Paulo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.