São Paulo, quarta-feira, 09 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IBM economiza energia, mas é prejudicado por peso e acabamento

DA REPORTAGEM LOCAL

A julgar por seu processador, o laptop ThinkPad G40, da IBM, deveria apresentar mau desempenho nos testes de duração das baterias -afinal, o chip Celeron de 2,4 GHz tem bem menos recursos de economia de energia do que o Pentium M. Sua boa autonomia se deve a dois fatores, um positivo e outro negativo.
O positivo é o sistema de controle de refrigeração, que permite reduzir manualmente a velocidade de rotação da ventoinha principal. Nos testes, ela foi regulada para o nível médio, o que reduziu o gasto de energia, mas manteve o processador com velocidade suficiente para as tarefas executadas.
A característica negativa está na parte física do ThinkPad, que, para comportar uma bateria grande, mede 5,2 cm de altura, o dobro de algumas das máquinas testadas, e pesa 3,5 kg (50% a mais do que o iBook, por exemplo).
Esses números se refletem no transporte da máquina, que é incômodo. O G40 é tão grande que seu teclado fica inclinado na vertical (detalhe que a IBM, aliás, apresenta como uma vantagem).
Para piorar, o carregador é enorme -com mais de duas vezes o tamanho do carregador do laptop Itautec, ele se parece muito a um tijolo.
A inclusão de um combo drive é um destaque positivo, mas a ausência de placa Wi-Fi é um deslize. O Track Point, por outro lado, é um diferencial exclusivo: esse dispositivo, um pino que controla o cursor do mouse e substitui o trackpad (placa sensível ao toque usada nos demais notebooks), funciona com muita precisão, mesmo em dias quentes, quando o suor dos dedos acaba dificultando o uso do trackpad.
De modo geral, o ThinkPad é pouco atraente. Apesar do processador rápido e da boa bateria, o tamanho e o mau acabamento do portátil (as letras do teclado parecem ter sido coladas às teclas) e a ausência de Wi-Fi tornam o preço da máquina uma barreira desestimulante. (BG)


Texto Anterior: Guia do notebook: Preço assusta em modelo mais luxuoso
Próximo Texto: Leve e completo, Itautec peca por processador lento e bateria fraca
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.