São Paulo, quarta-feira, 09 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENDEREÇOS ON-LINE

Sites celebram 70 anos do Pato Donald

JULIANO BARRETO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Hoje o Pato Donald completa 70 anos. Criado para ser parceiro do camundongo Mickey, o personagem atrapalhado e temperamental ganhou vida nas revistas em quadrinhos, desenhos animados e até ganhou um Oscar (de melhor curta de animação em 1942).
Na internet, é possível conhecer mais sobre a carreira do pato, seus criadores e as histórias que fazem parte desses 70 anos de sucesso.
Os bastidores da criação do personagem são contados no link www.ucdb.br/gibiteca/Donald. Um perfil completo de Donald está em www.universohq.com/quadrinhos/2004/donald_70. cfm. Neste último, há detalhes sobre as revistas do Tio Patinhas e dicas de vários lançamentos que chegam às bancas para comemorar o aniversário do pato.
No ano de 1942, Donald estrelou o longa de animação "Alô, Amigos!", filme que marcou a estréia de Zé Carioca, um papagaio bem brasileiro que adorava cantar e dançar. Ainda em 1942, era publicada no Brasil a primeira revista em quadrinhos do Pato Donald. No site Cosmo HQ (hq.cosmo.com.br/textos/hqcoisa/h0006_donald50.shtm), esses e outros momentos da trajetória de Donald nas bancas brasileiras são contados com detalhes.
Para os fãs do gibi e os nostálgicos em geral, também existem páginas que mostram momentos históricos. Em ksacomics.com/Ducks/ducks.htm, você confere uma galeria com imagens das capas de edições clássicas de "O Pato Donald", "DuckTales", "Os Irmãos Metralha" e outros. Nesse mesmo endereço, há um link com diversas tiras publicadas em jornais dos EUA na década de 30.
No Fun4.com Collectors Guide (www.collectible4.com/Disney/Donald-Duck.html), está disponível uma lista de links para artigos para colecionadores vendidos no site de leilão www.ebay.com.
Para ver imagens de diferentes fases de Donald, acesse www.donaldduckclipart.cjb.net.
Outra boa opção para aqueles que desejam saber mais sobre os quadrinhos da Disney é o I.ND.U.C.K.S. (bolderbast.inducks.org). Com um vasto banco de dados, o site possui um sistema de busca avançado que permite realizar pesquisas de acordo com o desenhista, roteirista e até vilão de cada edição.
Já os detalhes das participações de Donald na TV e no cinema podem ser vistos em disneyshorts.toonzone.net/characters/donald.html. O site também traz gravações com a inconfundível voz do pato.

Desenhistas
Apesar de levar a assinatura de Walt Disney por muito tempo, vários personagens eram desenhados por outros artistas. Ao logo desses 70 anos, o pato e outros personagens foram desenhados por cartunistas de grande renome. Donald, por exemplo, passou pelas mãos de artistas como Carl Barks, Don Rosa, Al Taliaferro e outros.
Barks (que faleceu em 2000, aos 99 anos) é um dos mais cultuados. Em endereços como www.geocities.com/~jimlowe/barks/barksdex.html e www.seriesam.com/barks, o internauta pode ver biografias resumidas, fotos e uma lista completa com os personagens criados por Barks, como Irmãos Metralha, Tio Patinhas, Pão-duro Macmoney e outros da cidade de Patópolis.
Para os que preferem os traços de Tony Strobl, que desenhou para a Disney nas décadas de 50, 60 e 70, o site The Classic Donald Duck of Tony Strobl (art-bin.com/art/strobleng.html) é visita obrigatória.


Texto Anterior: Tecnologia: Feira traz televisão 3D futurista
Próximo Texto: Genealogia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.