São Paulo, quarta-feira, 09 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Media Player 10 traz pouca inovação

DA REDAÇÃO

A Microsoft anunciou na semana passada a versão de testes do Media Player 10. Esse programa vai permitir que internautas comprem músicas on-line e as reproduzam no tocador.
O programa da empresa, que compete com o RealOne, da Real Networks, e o QuickTime, da Apple, foi desenvolvido para melhorar a interação com um novo tipo de tocador portátil, o Portable Media Center.
Por ora, a única diferença em relação à versão anterior é o recurso que permite ao internauta comprar música e vídeo on-line de várias ciberlojas. O programa iTunes, que funciona nos sistemas Mac OS e Windows, só permite comprar na ciberloja da Apple.
As causas do sucesso do iPod são a facilidade de usar e a possibilidade de baixar arquivos de áudio e carregá-los no toca-MP3 sem ter de passar por muitas etapas. Uma desvantagem é só poder reproduzir canções no próprio toca-MP3 da Apple.
É essa a idéia que a Microsoft quer para seu novo programa, permitindo que ele seja utilizado em toca-MP3 e vídeo, além de exibir coleções de fotografias armazenadas, por exemplo, em um microcomputador.
Outras características só estarão disponíveis quando uma nova geração de tocadores for lançada neste ano. Para esses Portable Media Center, a empresa criou um protocolo apelidado de Media Transfer Protocol, que vai permitir a sincronização dos arquivos de mídia de forma automática.
"Estamos testando um novo conceito chamado "Digital Media Mall", que oferece uma seleção de lojas de música on-line e serviços de vídeo que funcionam em um tocador", disse um porta-voz da empresa em Redmond.
Segundo a Microsoft, o novo programa também vai trabalhar com um sistema de assinatura de música para que usuários possam escutar áudio em "streaming", em vez de ter de fazer download toda vez que quiserem ouvir canções. A versão 10 completa deverá ser anunciada até o final deste ano.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Tradutor ganha novas ferramentas
Próximo Texto: Editor gráfico é opção para iniciantes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.