São Paulo, quarta-feira, 09 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

comunidade

Orkut libera aplicativos para usuários brasileiros

DIVERSÃO >> Ferramentas do Open Social ficarão disponíveis amanhã, diz Google

DA REPORTAGEM LOCAL

A partir de amanhã, grande parte dos usuários brasileiros do Orkut terá acesso a aplicativos desenvolvidos por meio do Open Social, iniciativa que visa aprimorar o relacionamento entre redes sociais.
As ferramentas servem para diversos fins. Com o Music iLike, você diz seu gosto musical; o Pacman permite jogar o popular título do Atari; o oYo facilita a descoberta de músicas e filmes; o Daily Horoscopes diz a previsão para o seu signo; o Sudoku testa sua lógica; e o Rate My Friends ajuda você a dizer que amigo é mais bem vestido ou tem o melhor sorriso.
Com a iniciativa, o Orkut adere a uma tendência popularizada pelo Facebook, uma das maiores redes sociais do mundo: a adoção de miniaplicativos feitos por terceiros.
Os usuários brasileiros, que estão entre os maiores números de cadastrados no Orkut, não foram os primeiros a usar as ferramentas. Quem informava Índia como país no perfil, por exemplo, já tinha acesso aos programinhas.
Mas, a partir de amanhã, a maioria dos usuários brasileiros já poderá utilizar os aplicativos, de acordo com o Google.
"Não podemos imaginar todas as aplicações que as pessoas querem em diversos países. Há várias coisas que são importantes para os brasileiros, como música, futebol", disse Manu Rekhi, gerente mundial do Orkut, à Folha. "E o Open Social permite que pessoas do Brasil desenvolvam aplicativos para brasileiros. Isso vai aumentar a interação entre quem ama usar o Orkut diariamente."
Para dar conta dos milhões de usuários do Orkut no Brasil, a rede investe em aspectos técnicos e processuais. "Já monitoramos o funcionamento dos servidores e, a partir do momento em que a coisa vai indo bem, abrimos para mais gente", diz Eduardo Thuler, gerente de produto do Orkut no Brasil.
Segundo ele, os aplicativos que mais chamam a atenção dos usuários brasileiros são os que têm foco em expressar sentimentos ou aumentar a interação com demais usuários, por meio de jogos ou músicas -ou, então, de ferramentas de paquera, como a Vou, Não Vou!.

Como fazer
Para começar a encher seu perfil, vá em Adicionar apps, que fica do lado esquerdo da tela. As aplicações são classificadas com estrelas.
Você escolhe se, ao colocar uma ferramenta em seu perfil, seus amigos receberão atualizações cada vez que você usá-la. Também dá para ver quais dos seus contatos têm os mesmos programas que você.

Renda
O Open Social representa oportunidades para desenvolvedores, que podem ver suas criações não só no Orkut, mas em redes como LinkedIn, hi5, Friendster e Ning.
"Dá para fazer negócios a partir dos aplicativos. O desenvolvedor faz acordos, escolhe seu modelo de negócio. Nós damos o lugar para armazenar a aplicação", diz Rehki, que esteve no Brasil há pouco mais de um mês para falar para desenvolvedores e estudantes. (DA)


Texto Anterior: Na rede
Próximo Texto: Google dará suporte à CPI da Pedofilia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.