São Paulo, quarta-feira, 09 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nokia vai abrir o código da plataforma Symbian

Sistema é o mais usado em smartphones; abertura deve esquentar disputa com iPhone e Android

DA REPORTAGEM LOCAL

A fabricante finlandesa de celulares Nokia anunciou, há duas semanas, que vai comprar a Symbian e, até 2010, abrir o código do sistema de telefones inteligentes. "Também vamos unificar as três interfaces baseadas em Symbian, o que vai facilitar o desenvolvimento de aplicativos. Os usuários vão ganhar em usabilidade, já que a interface vai ser conhecida em qualquer telefone com a plataforma", disse Daniel Rocha, gerente de serviços técnicos e consultoria do Fórum Nokia.
O Symbian é o sistema mais usado no mundo dos telefones inteligentes, que têm como foco o usuário corporativo. Também é o que mais vendeu no último trimestre de 2007, à frente de Windows Mobile, RIM Blackberry e iPhone OS, conforme a consultoria Canalys.
O iPhone 3G e o Android, que vai nascer já aberto, aparecem como os desafios do sistema neste ano.
Rocha afirma que a experiência da Nokia, com dezenas de celulares com Symbian, é um dos trunfos na disputa com o iPhone. "O aparelho da Apple tem seus méritos, mas é um só telefone. Ele confirma a visão da Nokia de convergência, já que o GPS, por exemplo, já estava há dois anos nos aparelhos Symbian. Já anunciamos que vamos lançar aparelhos com touch screen, que a Apple teve o mérito de inovar."
Sobre o Android, sistema em desenvolvimento com Google à frente, a ser lançado ainda neste ano, Rocha diz que "a plataforma ainda não tem aparelho, não tem modelo de distribuição definido. É um competidor, mas saímos na frente". (GVB)

N95 8 Gbytes
O N95 8 Gbytes (N95-2) tem capacidade de armazenamento, memória RAM (128 Mbytes) e tela (2,8") maiores do que o anterior. O smartphone perdeu o slot para cartão. Tem GPS (pouco sensível), câmera de 5 Mpixels que filma, Wi-Fi e controles multimídia. A interface não teve melhoria significativa, e é preciso acostumar-se para dominar as funções do telefone. Preço sugerido: R$ 2.320


Texto Anterior: Consumo: Teste avalia a qualidade de 48 modelos de celular
Próximo Texto: YouTube tem canal para os mágicos do telefone portátil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.