São Paulo, quarta-feira, 09 de setembro de 2009

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reportagem de capa

Televisões 3D são destaque em Berlim

DO CINEMA PARA CASA Anúncios e demonstrações na feira de eletrônicos apontam para o futuro dos aparelhos domésticos

CRIANÇAS TECNOLÓGICAS
Michael Gottschalk/France Presse
De olho no público infantil, a empresa HANNSpree mostrou na IFA suas televisões embutidas em bichinhos de brinquedo; além da girafa da foto, há modelos de zebra, camelo e urso polar

DA ENVIADA ESPECIAL A BERLIM

A possibilidade de ter praticamente um cinema em três dimensões na sala de casa se aproxima. Ao menos foi o que mostraram grandes fabricantes na IFA 2009, maior feira de eletroeletrônicos da Europa, que terminou ontem. Sony e Panasonic anunciaram televisões com a tecnologia para o próximo ano, enquanto Philips, LG e Samsung fizeram demonstrações de alguns protótipos.
A Sony anunciou a produção de uma nova TV Bravia LCD compatível com a tecnologia de 3D -o usuário terá que usar óculos para visualizar o efeito. O novo aparelho será a peça central de uma estrutura que será criada para dar suporte ao mundo em três dimensões - Blu-ray, Vaio e Playstation 3 devem se tornar compatíveis.
Em comparação à Sony, a experiência de quem queria conhecer o 3D era mais bem sucedida para quem visitava o espaço da Panasonic. A marca promoveu exibições do filme "Avatar" em Full HD 3D. A TV com 3D da Panasonic será de plasma, material defendido pela empresa durante toda a feira.
Já a Philips ficou apenas na demonstração, sem anúncios de produção imediata. Mostrou em Berlim uma versão 3D da já existente Cinema 21:9.
A demonstração da LG, ao exibir um show do U2, foi uma das melhores da feira.
Já Samsung mostrou um protótipo de uma TV 3D que não pedia o uso dos óculos para visualizar o efeito. As imagens são impressionantes, mas o efeito em três dimensões só pode ser percebido a partir de ângulos específicos -se você se mexer, perde a cena.
Apesar dos avanços nas técnicas, todas as marcas que traziam demonstração com óculos não conseguiram fugir dos reflexos do ambiente, o que já aponta uma falha que pode chegar ao consumidor.
Passada a empolgação do anúncio, surgem dúvidas sobre a viabilidade dos lançamentos. Cada empresa pensa uma coisa sobre a técnica e, vendo isso, a Blu-ray Disc Association informou que divulgará padrões para o uso do 3D em Blu-ray.
"Outro problema é a aceitação do consumidor, que acabou de trocar sua TV por uma Full HD", disse o jornal "Telegraph". "É preciso saber se o consumidor quer uma TV 3D em casa. Ver filmes assim no cinema é outra coisa." (AD)


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