São Paulo, quarta-feira, 09 de outubro de 2002

Próximo Texto | Índice

Comunique-se


Saiba aproveitar melhor os recursos da internet para trocar mensagens pessoais na hora, dialogar com os amigos e transmitir vídeos


BRUNO GARATTONI
DA REPORTAGEM LOCAL

A internet atual reúne grande diversidade de conteúdo escrito e audiovisual de todas as partes do globo, mas, quando a rede começou, ela tinha um único propósito: facilitar (e garantir, em casos extremos) a comunicação entre pessoas. Com os avanços da informática e a popularização dos computadores, essa vocação original só fez crescer.
Do tradicional correio eletrônico -segundo o instituto IDC, a internet transmitirá 60 bilhões de mensagens diárias em 2006, contra os 31 bilhões atuais- a modalidades mais rápidas, modernas e sofisticadas de conversa on-line, a rede oferece vários recursos que ajudam a manter contato com amigos e parentes distantes ou conhecer gente nova.
Para acessar esse contingente de usuários, que é imenso -de acordo com a empresa de pesquisas NUA, havia 580,7 milhões de internautas em maio de 2002-, basta instalar alguns programas gratuitos no PC.
Um dos softwares mais práticos e populares é o comunicador pessoal: com ele, é possível enviar e receber mensagens quase instantaneamente, falar com vários interlocutores ao mesmo tempo e saber, no ato, quando os amigos mais próximos estão on-line.
Quem procura discussões orientadas por região geográfica ou tópico de interesse pode encontrá-las nas salas de bate-papo, que são organizadas por milhares de sites do Brasil e do exterior. Embora os chats funcionem a partir de qualquer navegador, há programas para incrementá-los.
As salas de bate-papo trazem como principal fraqueza a superficialidade -nelas, é difícil encontrar debates consistentes sobre assuntos muito específicos ou intelectualizados.
Nesses casos, a alternativa é acessar os grupos de discussão e os fóruns, que misturam elementos do correio eletrônico e dos chats. Quando quiser fazer um comentário, o usuário publica sua mensagem, que fica aberta à visitação on-line dos demais membros do grupo ou lhes é enviada automaticamente por e-mail.
A comunicação multimídia também já é uma realidade na internet. Pode-se usar a rede para fazer chamadas internacionais a telefones de vários países, economizando com tarifas mais baixas, ou instalar programas de videoconferência, que demandam uma câmera especial (webcam) e requerem uma conexão rápida (banda larga) para funcionar bem, mas permitem ver e ouvir, ao vivo, gente de qualquer lugar.


Próximo Texto: Comunicador permite falar ao vivo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.