São Paulo, quarta-feira, 09 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMUNIQUE-SE

Saiba onde encontrar salas de chat e conheça acessórios que agilizam e incrementam as conversas on-line

Sites e programas promovem bate-papos

DA REPORTAGEM LOCAL

Entrar numa sala de bate-papo é elementar: basta visitar o site que a mantém e clicar no link de acesso. Os portais da internet brasileira oferecem salas de chat que costumam ser concorridas.
No UOL (http://batepapo.uol.com.br), há mais de 3.000 salas disponíveis, com bate-papos organizados por idade, tema e região. As conversas atraem muitos usuários: na tarde do último sábado, por exemplo, havia 24 mil pessoas on-line. O Terra (http://chat.terra.com.br) também adota a divisão por temas e oferece muitas opções no quesito geografia: há centenas de salas dedicadas a cidades de todo o Brasil, de Adamantina a Votuporanga.
Ambos promovem bate-papos periódicos com celebridades e especialistas em diversos assuntos. Para conferir os calendários, visite os respectivos sites ou leia a seção Eventos On-Line.
No Psiu.com (www.globo.com/psiu), o destaque são as conversas com artistas e as 19 salas dedicadas a esportes, que incluem chats dedicados a grandes times do futebol brasileiro.
O iG (www.igpapo.com.br) e o Yahoo! (http://br.chat.yahoo.com) também organizam chats.

Programas
Se você costuma conversar no bate-papo do UOL, pode se beneficiar de vários programas gratuitos que agilizam e incrementam as conversas.
Com o Chat Nóia, por exemplo (download de 910 Kbytes em www.superdownloads.com.br ou www.chatnoia.cjb.net), o usuário pode organizar suas salas preferidas em uma lista, usar um corretor ortográfico que ajuda a evitar erros de digitação e até mandar mensagens para usuários do comunicador pessoal ICQ.
O programa também permite conversar em várias salas ao mesmo tempo.
Outra opção para incrementar os bate-papos do UOL é o ChatBrowser (download de 559 Kbytes em www.chatbrowser.com.br), que tem uma interface mais limpa, também dá acesso a salas do Terra, entra em mais de um chat ao mesmo tempo e permite fazer uma lista com vários apelidos.
Se o usuário quiser, também pode criar atalhos para determinadas salas na área de trabalho do Windows, o que é prático.
Os dois programas transmitem fotos e outros arquivos pelo bate-papo, mas o recurso não é perfeito. Se você enviar uma imagem para outro internauta, ele receberá um atalho para o arquivo gravado no seu PC.
Além disso, o atalho não aparecerá na forma de link, mas de texto. Quer dizer: para ver a foto que você mandou, seu interlocutor terá de copiar e colar o endereço no navegador. Não é o fim do mundo, mas o ideal seria mostrar a imagem automaticamente no bate-papo.
O ChatBrowser é gratuito, mas há restrições: ao entrar numa sala, o programa "obriga" o usuário a dizer "Alguém quer teclar?", e acrescenta pequenos desenhos a suas frases subsequentes.
Para contornar esses problemas, é preciso comprar a versão paga do software, que custa R$ 12.
Embora seja um pouco mais difícil de acessar e usar, o IRC (Internet Relay Chat) pode interessar a usuários experientes, pois dá acesso a milhares de salas espalhadas pelo mundo.
Para participar dessas conversas, uma boa opção é o mIRC (1,15 Mbyte em www.mirc.com), que não é gratuito, mas funciona sem restrições. (BG)



Texto Anterior: Software não exige instalação no PC
Próximo Texto: Micro faz videoconferência e ligações
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.