São Paulo, quarta-feira, 09 de novembro de 2005

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MULTIMÍDIA

Nokia lança aparelho que sintoniza canais; iTunes vende 1 milhão de vídeos em 19 dias

Celulares viram televisor de bolso

DA REPORTAGEM LOCAL

Depois do iPod com suporte para vídeo, a televisão de bolso ganhou uma outra versão -desta vez, da fabricante de celulares Nokia, maior do mundo no setor.
Durante um evento da empresa realizado em Barcelona, na Espanha, a Nokia apresentou o N92, celular com um receptor de vídeo (DVB-H, sigla para Digital Video Broadcast Handhelds), capaz de sintonizar canais de TV digital.
Além desse sistema, existem pelo menos outros dois voltados a esse tipo de transmissão multimídia: o DMB (Digital Multimedia Broadcast) e o MediaFLO, criado pela Qualcomm. Eles suportam entre 20 e 30 canais ao vivo.
Os usuários da Nokia que quiserem assistir à programação pelo celular terão de pagar uma assinatura às operadoras de conteúdo. Haverá, ainda, mecanismos interativos. A telinha terá 2,8 polegadas e suporte para 16 milhões de cores.
Outros dois lançamentos da Nokia também reproduzem vídeo, embora não captem a TV: o N71, que também toca música e sintoniza rádio FM, e o N80, que se conecta ao som, à televisão e à impressora.
Assim, seus vídeos podem ser assistidos na telona, suas músicas podem ser reproduzidas por um aparelho de som mais potente e suas imagens podem ser enviadas -sem usar o PC nem fios- à impressora.

Terceira Geração
O N80 também oferece conexão 3G, rede de alta velocidade (até 2,4 Mbps), por meio da qual os usuários podem acessar conteúdos, como vídeos, mais rapidamente.
No Brasil, a operadora Vivo já oferece dois modelos com suporte para 3G, ambos da Samsung. Os aparelhos estão aptos a reproduzir trailers de cinema, documentários, games em 3D, os gols da rodada e até um seriado especialmente feito para a telinha, uma versão do programa de ação "24 Horas", da Fox.
O cardápio de entretenimento digital ainda é um tanto restrito, mas, pela rápida aceitação do público, tais listas devem ser ampliadas rapidamente.
Um bom exemplo foi o que ocorreu com a loja on-line iTunes, da Apple, que passou a vender vídeos digitais. Em 19 dias, o site bateu a marca de 1 milhão de vídeos vendidos, mesmo oferecendo apenas 2.000 opções aos internautas.
O sucesso levou as revistas pornográficas masculinas americanas "Penthouse" e "Playboy" a se interessarem em produzir vídeos eróticos para os aparelhinhos. O conteúdo, que já foi apelidado de iPorn, poderá vir a estar disponível para outros tocadores. (MB)


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