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MULTIMÍDIA
Nokia lança aparelho que sintoniza canais; iTunes vende 1 milhão de vídeos em 19 dias
Celulares viram televisor de bolso
DA REPORTAGEM LOCAL
Depois do iPod com suporte
para vídeo, a televisão de bolso
ganhou uma outra versão -desta
vez, da fabricante de celulares Nokia, maior do mundo no setor.
Durante um evento da empresa
realizado em Barcelona, na Espanha, a Nokia apresentou o N92,
celular com um receptor de vídeo
(DVB-H, sigla para Digital Video
Broadcast Handhelds), capaz de
sintonizar canais de TV digital.
Além desse sistema, existem pelo menos outros dois voltados a
esse tipo de transmissão multimídia: o DMB (Digital Multimedia
Broadcast) e o MediaFLO, criado
pela Qualcomm. Eles suportam
entre 20 e 30 canais ao vivo.
Os usuários da Nokia que quiserem assistir à programação pelo
celular terão de pagar uma assinatura às operadoras de conteúdo.
Haverá, ainda, mecanismos interativos. A telinha terá 2,8 polegadas e suporte para 16 milhões de
cores.
Outros dois lançamentos da
Nokia também reproduzem vídeo, embora não captem a TV: o
N71, que também toca música e
sintoniza rádio FM, e o N80, que
se conecta ao som, à televisão e à
impressora.
Assim, seus vídeos podem ser
assistidos na telona, suas músicas
podem ser reproduzidas por um
aparelho de som mais potente e
suas imagens podem ser enviadas
-sem usar o PC nem fios- à impressora.
Terceira Geração
O N80 também oferece conexão
3G, rede de alta velocidade (até 2,4
Mbps), por meio da qual os usuários podem acessar conteúdos,
como vídeos, mais rapidamente.
No Brasil, a operadora Vivo já
oferece dois modelos com suporte para 3G, ambos da Samsung.
Os aparelhos estão aptos a reproduzir trailers de cinema, documentários, games em 3D, os gols
da rodada e até um seriado especialmente feito para a telinha,
uma versão do programa de ação
"24 Horas", da Fox.
O cardápio de entretenimento
digital ainda é um tanto restrito,
mas, pela rápida aceitação do público, tais listas devem ser ampliadas rapidamente.
Um bom exemplo foi o que
ocorreu com a loja on-line iTunes, da Apple, que passou a vender vídeos digitais. Em 19 dias, o
site bateu a marca de 1 milhão de
vídeos vendidos, mesmo oferecendo apenas 2.000 opções aos internautas.
O sucesso levou as revistas pornográficas masculinas americanas "Penthouse" e "Playboy" a se
interessarem em produzir vídeos
eróticos para os aparelhinhos. O
conteúdo, que já foi apelidado de
iPorn, poderá vir a estar disponível para outros tocadores.
(MB)
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