São Paulo, quarta-feira, 09 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

E-620, da Olympus, tem filtros artísticos

EXPERIMENTAÇÃO >> Câmera DSLR com visor que gira 270º faz fotos com jeito de arte pop e em preto e branco granulado

DA REPORTAGEM LOCAL

Você consegue fazer a foto perfeita sem nem recorrer a um programa de edição de imagens se tiver em mãos o modelo E-620, da Olympus. A câmera conta com seis filtros que despertam o artista que há em cada fotógrafo. O resultado é surpreendente.
O modelo é DSLR (digital singles lens reflex), o que permite a troca de lentes. Isso é um prato cheio para quem gosta de experimentar diferentes ângulos, pois, aos poucos, você pode ir comprando novas lentes, como uma grande angular e uma teleobjetiva.
O corpo da câmera é levíssimo: pesa apenas 0,47 kg, segundo a Olympus, o que permite bastante mobilidade ao fotógrafo. A lente testada pela Folha foi uma Zuiko Digital 12-60mm, que deixou a máquina pesada.
Um dos destaques do modelo E-620 é sua tela de LCD, que gira 270º. Isso permite experimentar diferentes ângulos na hora de fotografar, pois você não fica preso apenas ao visor.
A câmera tem resolução de 12,3 Mpixels, conta como modo de cena manual e tem suporte para flash wireless -o aparelho deve ser comprado separadamente.

Filtros
O grande destaque da E-620 são os seus seis filtros artísticos -que já haviam aparecido no modelo E-P1, uma releitura digital da linha Pen, que a Olympus consagrou na década de 1960 ao oferecer um produto quase profissional em um formato portátil.
O Pop Art deixa suas imagens com um quê de Andy Warhol, tornando as cores mais vivas e saturadas. O Soft Focus deixa o assunto mais etéreo, fluido, iluminado. O Pale Light & Power dá um jeito antigo, de tons suaves, às cenas. O Light Tone processa sombra e destaca algumas áreas.
O Grainy Film dá resultados para lá de encantadores, pois deixa as imagens em preto e branco com muita granulação. Já o Pin Hole reduz o brilho das bordas da imagem e deixa o foco no centro, tudo em cores bem vivas.
O único aspecto negativo de usar os filtros é o tempo de processamento da imagem, um pouquinho demorado.
Outro aspecto interessante da câmera é a diversidade de formatos. Você consegue capturar imagens em 4:3, 16:9, 3:2 e 6:6. O formato 16:9, por exemplo, é ideal para quem quer mostrar as imagens em uma televisão de tela plana. O 6:6, por sua vez, deixa a imagem quadradinha como a feita com uma Polaroid.

Armazenamento
A Olympus aposta em cartões do tipo xD. A câmera conta com entrada para cartões Compact Flash. Mas faz falta uma entrada para os do tipo SD.
Ainda sem previsão de lançamento no Brasil, a E-620 é comercializada nos Estados Unidos por US$ 699 (corpo) e US$ 799 (corpo e lente Zuiko). (DA)


Texto Anterior: Tutoriais ensinam básico e avançado na edição de imagens
Próximo Texto: Z300, da Fuji, faz fotos a partir de toque na tela
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.