São Paulo, quarta-feira, 09 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

teste USP

Impressão realizada por multifuncional é boa, mas vagarosa

TUDO EM UM >> Modelo da Epson faz 15 páginas por minuto, a metade do especificado no manual; copiadora é destaque

LUCAS ALBERS CUMINATO
JOSÉ ALBERTO CUMINATO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Objetivando principalmente o uso doméstico, a Epson Stylus Office TX300F é uma multifuncional a jato de tinta colorida que dispõe de quatro funções principais: copiadora, impressora, fax e scanner.
O preço mais baixo do que os de equipamentos concorrentes com as mesmas funções é um atrativo na hora de optar por um equipamento desse tipo.
Mas há vários pontos aos quais o consumidor deve estar atento na hora de decidir qual comprar. Um exemplo disso é com relação à velocidade da máquina, dada pelo número de páginas que a multifuncional imprime em um minuto (páginas por minuto ou ppm).
Apesar de as especificações da multifuncional mencionarem o valor de 31 ppm, testes indicaram que, na pior qualidade de impressão, utilizando um documento somente texto, a impressora foi capaz de atingir apenas 15 ppm, metade do especificado pelo manual.
O documento nessa qualidade de impressão ficou extremamente claro, chegando mesmo a dificultar a leitura. No modo normal de qualidade, a velocidade de impressão foi reduzida ainda mais, para apenas 4 ppm, mas a qualidade do documento melhorou drasticamente em relação à anterior.
Os testes foram realizados com documentos somente texto na cor preta. Quando adicionados figuras, gráficos e fotos coloridas nos documentos, na pior qualidade, a multifuncional obteve um desempenho de 8 ppm. Na qualidade normal, obteve apenas 2 ppm.
Apesar de o tempo de impressão ser bastante lento, a qualidade e definição das cores nos documentos impressos superaram as expectativas. As cores são bem fortes e vivas, respeitando as cores presentes na imagem original.

Copiadora
Um ponto positivo e de destaque da multifuncional diz respeito à função copiadora. O equipamento dispõe de um alimentador automático de documentos, com capacidade para até 30 folhas.
Essa função é bastante útil para quem precisa copiar várias páginas de um documento, pois com ela a multifuncional é capaz de copiá-las sem a necessidade de inserir uma folha de cada vez na copiadora.
Os pontos fracos do equipamento que foram identificados no teste são referentes à velocidade de impressão, que foi considerada bem baixa, e também sobre a disposição e a localização das folhas de papel utilizadas para impressão.
As folhas são dispostas na posição vertical, e não na horizontal, como ocorre na maioria dos equipamentos. Nessa posição, as folhas não ficam muito bem fixadas na bandeja e, portanto, em certas cópias, as impressões podem sair tortas e até mesmo com as folhas amassas e rasgadas.

Scanner
A função scanner da multifuncional possui ótima qualidade quando testada com fotografias coloridas. Em geral, as cores e a nitidez das imagens escaneadas ficaram bastante próximas às do original.
A função só pode ser iniciada por meio do computador conectado à multifuncional, e não pelo próprio equipamento.
A instalação da impressora é bem simples e não requer nenhum tipo de conhecimento técnico ou específico. Bastou ligá-la à energia elétrica e conectá-la ao computador via cabo USB, que está incluso no produto, para que o sistema operacional a reconhecesse.
Todo o procedimento de instalação está detalhado no manual, de forma bastante clara e em língua nacional.

Conclusão
A multifuncional da Epson é um produto destinado ao uso doméstico. Mesmo assim, a velocidade de impressão deixou a desejar, pois existem produtos semelhantes que produzem resultados melhores.
A qualidade da impressão da imagem, quando no modo normal ou superior, é um ponto forte do produto.
Um diferencial da multifuncional é o alimentador automático de documentos. Essa função não é encontrada com facilidade entre as multifuncionais da mesma faixa de preços.


LUCAS ALBERS CUMINATO é bacharelando em ciências de computação no ICMC-USP.
JOSÉ ALBERTO CUMINATO é professor do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística do ICMC-USP


Texto Anterior: Reportagem de capa: Pesquisadores mostram câmera equipada com código aberto
Próximo Texto: Canal aberto - José Antonio Ramalho: Exporte mensagens de e-mail do Windows Vista para o XP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.