|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
diversão
Barão dos LOLcats é alérgico a gatinhos
IMPÉRIO >> Em visita ao Brasil, presidente da rede Cheezburguer falou sobre seus sites com conteúdo criado por internautas
DA REPORTAGEM LOCAL
Responsável pelo site de gatinhos mais famoso da internet
-o I Can Has Cheezburger?
(www.icanhascheezburger.com)-, Ben Huh é alérgico aos felinos.
O executivo-chefe da Cheezburger Network, que agrega sites de humor com conteúdo
criado pelos próprios usuários,
revela ainda que não foi ele
quem inventou os LOLcats
-fotos de gatos com legendas
engraçadas, escritas em inglês
macarrônico.
Foi no famoso fórum de imagens 4chan.org que os LOLcats apareceram pela primeira
vez. Em 2007, ganharam casa
própria, com a criação do I Can
Has Cheezburger?, por Eric
Nakagawa e Kari Unebasami.
Huh, que deu entrevista à
Folha antes de sua palestra no
youPIX, evento de internet que
ocorreu em São Paulo na semana passada, conta que a Cheezburger Network inaugura, em
média, um site por semana.
Nem todos, porém, dão tão
certo quanto o FAIL Blog (failblog.com), hoje o mais popular
da Cheezburger Network. Ele
traz fotos de situações em que
algo dá muito errado acompanhadas da palavra "fail" (falhar,
em inglês).
Outro site popular da rede é
o Totally Looks Like (www.totallylookslike.com), com fotos de celebridades parecidas.
Lucro
Se os sites dão dinheiro?
"Sim", responde Huh, enfaticamente. A fonte principal de
renda da Cheezburger Network são os anúncios, seguidos
dos livros e dos souvenires vendidos na loja oficial, a LOLMart
(www.lolmart.com), que oferece bichinhos de pelúcia, ímãs
de geladeira e camisetas.
Huh faz questão de enfatizar
que absolutamente todo o conteúdo dos sites de sua rede é gerado pelos próprios usuários
-cabe aos funcionários da
Cheezburger Network apenas
publicar, na página inicial, as
imagens mais populares na votação dos usuários.
Os sites da rede transpassaram as fronteiras virtuais e foram parar nas livrarias. Neste
ano, saíram os livros "Fail Nation", derivado do FAIL Blog,
"How To Take Over Teh
Wurld", baseado no I Can Has
Cheezburger?, e o "Graph Out
Loud", nos moldes do GraphJam (www.graphjam.com).
Todos os usuários que têm
suas criações incluídas nos livros precisam autorizar a publicação, mas não recebem dinheiro nenhum. "Às vezes, o
valor a ser pago é menor do que
os custos de envio do cheque",
afirma Huh.
Os sites da Cheezburger Network contam com ferramentas
on-line para que os usuários
criem o conteúdo e o envie para o site.
(DANIELA ARRAIS e RAFAEL CAPANEMA)
Texto Anterior: Canal aberto - José Antonio Ramalho: Exporte mensagens de e-mail do Windows Vista para o XP Próximo Texto: Frases Índice
|