São Paulo, quarta-feira, 09 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

diversão

Barão dos LOLcats é alérgico a gatinhos

IMPÉRIO >> Em visita ao Brasil, presidente da rede Cheezburguer falou sobre seus sites com conteúdo criado por internautas

DA REPORTAGEM LOCAL

Responsável pelo site de gatinhos mais famoso da internet -o I Can Has Cheezburger? (www.icanhascheezburger.com)-, Ben Huh é alérgico aos felinos.
O executivo-chefe da Cheezburger Network, que agrega sites de humor com conteúdo criado pelos próprios usuários, revela ainda que não foi ele quem inventou os LOLcats -fotos de gatos com legendas engraçadas, escritas em inglês macarrônico.
Foi no famoso fórum de imagens 4chan.org que os LOLcats apareceram pela primeira vez. Em 2007, ganharam casa própria, com a criação do I Can Has Cheezburger?, por Eric Nakagawa e Kari Unebasami.
Huh, que deu entrevista à Folha antes de sua palestra no youPIX, evento de internet que ocorreu em São Paulo na semana passada, conta que a Cheezburger Network inaugura, em média, um site por semana.
Nem todos, porém, dão tão certo quanto o FAIL Blog (failblog.com), hoje o mais popular da Cheezburger Network. Ele traz fotos de situações em que algo dá muito errado acompanhadas da palavra "fail" (falhar, em inglês).
Outro site popular da rede é o Totally Looks Like (www.totallylookslike.com), com fotos de celebridades parecidas.

Lucro
Se os sites dão dinheiro? "Sim", responde Huh, enfaticamente. A fonte principal de renda da Cheezburger Network são os anúncios, seguidos dos livros e dos souvenires vendidos na loja oficial, a LOLMart (www.lolmart.com), que oferece bichinhos de pelúcia, ímãs de geladeira e camisetas.
Huh faz questão de enfatizar que absolutamente todo o conteúdo dos sites de sua rede é gerado pelos próprios usuários -cabe aos funcionários da Cheezburger Network apenas publicar, na página inicial, as imagens mais populares na votação dos usuários.
Os sites da rede transpassaram as fronteiras virtuais e foram parar nas livrarias. Neste ano, saíram os livros "Fail Nation", derivado do FAIL Blog, "How To Take Over Teh Wurld", baseado no I Can Has Cheezburger?, e o "Graph Out Loud", nos moldes do GraphJam (www.graphjam.com).
Todos os usuários que têm suas criações incluídas nos livros precisam autorizar a publicação, mas não recebem dinheiro nenhum. "Às vezes, o valor a ser pago é menor do que os custos de envio do cheque", afirma Huh.
Os sites da Cheezburger Network contam com ferramentas on-line para que os usuários criem o conteúdo e o envie para o site. (DANIELA ARRAIS e RAFAEL CAPANEMA)


Texto Anterior: Canal aberto - José Antonio Ramalho: Exporte mensagens de e-mail do Windows Vista para o XP
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.