São Paulo, quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Produtos criam casa conectada

DA REPORTAGEM LOCAL

O próximo desafio do setor de eletrônicos é tornar fácil aos consumidores montar a sua casa conectada -de preferência sem fios e instalações difíceis.
Uma possibilidade para conectar a casa é a rede sem fio Wi-Fi, que já torna fácil interligar micros. Começam a surgir, porém, aparelhos que ligam à rede os eletrodomésticos como televisão e som.
Assim, é possível enviar conteúdo como filmes, fotos e músicas a todos os cantos da casa.
O Airport Express, da Apple, por exemplo, se conecta a uma rede sem fio e tem uma saída que permite ligá-lo a um aparelho de som. Assim, de um computador em qualquer lugar da casa, é possível escolher as músicas que tocarão no equipamento.
Outra tendência da casa conectada é acessar o conteúdo que está armazenado em casa de fora dela, tanto pela internet quanto usando portáteis.
Já existem, por exemplo, softwares dedicados a transformar o conteúdo gravado em um DVR (gravador de vídeo digital) em vídeo que pode ser assistido no iPod ou no PSP (PlayStation Portable).
Outra tendência são os equipamentos de segurança conectados. No Brasil já estão disponíveis câmeras IP, que, ligadas ao computador ou à rede sem fio, permitem ao usuário ver pela internet o que está acontecendo em casa. Há também sensores de presença que avisam, pela internet ou pelo celular, quando há alguma movimentação estranha. (PL)



Texto Anterior: Glossário
Próximo Texto: Transmissão digital tem maior qualidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.