São Paulo, quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sucessores do DVD trazem imagem com maior nitidez

Divulgação
Cena de "Hitch - Conselheiro Amoroso", lançado em Blu-ray<


DA REPORTAGEM LOCAL

Uma boa opção para assistir conteúdo em alta definição na televisão são os formatos que pretendem substituir o DVD: o Blu-ray e o HD DVD.
Ambos prometem qualidade de imagem superior, som digital 5.1, 6.1 ou até 7.1 (para home theater) e maior espaço no disco para armazenar extras.
Os novos formatos não estão presentes apenas em tocadores dedicados. Drives Blu-ray e HD DVD começam a aparecer em notebooks nos Estados Unidos. Modelos das marcas Toshiba e Acer vêm com leitor de HD DVD, enquanto computadores Sony e Dell optam pelo formato Blu-ray.
Os sucessores do DVD entram também no mundo dos consoles de videogame, que tentam se posicionar como aparelhos multimídia. O Play- Station 3, da Sony, também é tocador de Blu-ray, enquanto o Xbox 360 ganhou um adaptador para ler HD DVD.
No Brasil, já é possível encontrar títulos importados em Blu-ray e HD DVD, como "O Senhor da Guerra" (Blu-ray) e "Apollo 13" (HD DVD), além de alguns modelos de notebook com drives leitores desses formatos.
O disco Blu-ray de camada simples tem 25 Gbytes de espaço, o suficiente para armazenar um filme de mais de duas horas em alta definição e mais duas horas de material extra em definição standard. O disco Blu-ray de camada dupla tem o dobro da capacidade.
Já o concorrente HD DVD armazena 15 Gbytes em um disco de camada simples. A vantagem do HD DVD é que os tocadores chegam ao mercado com preços menores. (PL)


Texto Anterior: Transmissão digital tem maior qualidade
Próximo Texto: Consoles são centrais multimídia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.