São Paulo, quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

internet

Buscadores sofisticados querem espaço

PRECISÃO Empresas investem na apresentação e na tecnologia de pesquisa; internauta tem resultados mais específicos

GUSTAVO VILLAS BOAS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O campo de batalha dominado pelo Google promete mudar em 2007. Novas empresas investem em inteligência artificial, personalização e intuitividade em seus mecanismos de busca. Elas prometem precisão e agilidade para o internauta chegar a resultados relevantes. É a chamada busca vertical. Segundo a empresa de pesquisa de mercado Outsell, esse nicho deve movimentar US$ 1 bilhão em 2009.
Um dos destaques nesse campo é o Hakia.com, que possui uma tecnologia capaz de identificar o contexto das páginas analisadas. O site também organiza buscas comuns em galerias. Ao buscar por "car" (carro, em inglês), ele separa os resultados em tópicos como notícias, fabricantes e inovações. Assim, o internauta identifica rapidamente o que lhe serve.
Na seara dos buscadores especializados, sites como o Kayak.com e o Retrevo.com devem se destacar.
O primeiro é voltado para viagens e, com controles na tela, ajuda a encontrar passagens ou hotéis por todo o mundo, além de hospedar um fórum de discussão sobre o tema.
O segundo, destinado a eletrônicos, separa os resultados em tópicos -como fóruns, resenhas, lojas e imagens.
Outra fatia que deve crescer é a da busca social, aposta de sites como o delicious.com e o www.technorati.com. Eles utilizam "tags" para organizar o que agrada à comunidade e para gerar os resultados.

Gigantes de olho
As grandes empresas também investem em novidades. Microsoft (search.live.com/macros), Yahoo (builder.search.yahoo.com) e Google (www.google.com/coop) permitem a criação de mecanismos personalizados -os usuários escolhem onde vai ser feita a busca. Um médico pode optar por sites científicos, por exemplo, evitando páginas voltadas aos leigos.
O Google lançou, também, o Searchmash.com, que organiza os resultados por mídias e pede a colaboração do usuário para aprimorar os serviços, ainda em testes.


Texto Anterior: Paramount levará filmes ao celular
Próximo Texto: Veja a diversidade dos sites de busca
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.