São Paulo, quarta-feira, 10 de março de 2010

Próximo Texto | Índice

3D para valer

Maior feira de tecnologia do mundo, a Cebit 2010, realizada na Alemanha na semana passada, derruba últimas barreiras das imagens tridimensionais

Daniel Mihailescu/France Presse
Visitante da Cebit vê imagens tridimensionais em TV usando óculos especiais; aparelhos 3D foram destaque na feira de Hannover

DIÓGENES MUNIZ
ENVIADO ESPECIAL A HANNOVER

"Avatar" em três dimensões? Isso é tão 2009! Dezenas de pessoas sentadas em frente a uma telona com visores rocambolescos e caras abobadas. Após a Cebit 2010, a maior feira de tecnologia da informação e comunicação do mundo, o 3D nunca mais será o mesmo.
Sem óculos, em plataformas móveis e com transmissão ao vivo. É assim que faremos contato digital com as três dimensões daqui para frente.
Todos entraram nessa briga durante a maratona de tecnologia de Hannover, na semana passada: TVs, PCs, notebooks, netbooks, pranchetas digitais, games e até você. Isso porque uma das novidades apresentadas no evento alemão abre espaço para que os usuários façam seu próprio vídeo. Jogaram o 3D na web 2.0.
O que mais chamou atenção foram os modelos com telas autoestereoscópicas. O nome complicado é usado para classificar aparelhos que não precisam de óculos especiais e mesmo assim conseguem levar a sensação de tridimensionalidade a seus espectadores.

Conteúdo
Levantamento do grupo de pesquisa NPD (National Purchase Diary) aponta que um terço dos consumidores norte-americanos cobiça ter um aparelho 3D. De acordo com consultoria DisplaySearch, o consumo global de TVs 3D deve rodar em torno de 1 milhão de aparelhos neste ano.
E as emissoras de TV já produzem de olho nesse segmento. No Brasil, o desfile das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro deste ano foi transmitido ao vivo pela Rede Globo em 3D. A emissora promete mais testes neste ano.
No exterior, a ESPN anunciou que sua primeira transmissão 3D será em 11 de junho durante o jogo entre a África do Sul e o México pela Copa do Mundo de futebol -outros 25 jogos da Copa ganharão 3D.
A Discovery anunciou com a Sony e a IMAC Corp. que em 2011 vai erguer a primeira rede dedicada 24 horas ao 3D nos Estados Unidos.

Equipamentos
Na feira da Alemanha, a Folha confirmou para este ano a chegada de computadores "tudo-em-um" da MSI (com CPU embutidos no monitor) que reproduzem 3D, têm tela em alta definição e sensíveis ao toque.
Também na semana passada, a LG apresentou no Brasil sua linha de TVs prontas para reproduzir conteúdos em 3D.


O jornalista DIÓGENES MUNIZ viajou a convite da Hannover Fairs do Brasil


Próximo Texto: Médico brasileiro adverte contra problemas de óculos 3D
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.