São Paulo, quarta-feira, 10 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto desvela a música da mente

Subtle Body, que transforma ondas cerebrais em sons eletrônicos, foi apresentado em feira nos EUA

BRUNO ROMANI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE BERKELEY

Se o cérebro humano emitisse ruídos, como eles seriam? A pergunta com sabor de ficção cientifica teve uma resposta na Maker Faire, feira de inventores e adeptos do lema "faça você mesmo".
No último fim de semana de maio, o evento reuniu, em San Mateo (a 25 km de San Francisco), engenhocas de áreas como robótica, combustíveis alternativos, gastronomia, artesanato e computação.
O projeto multimídia Subtle Body, que transforma ondas cerebrais em sons eletrônicos, foi apresentado na parte dedicada à música.
Jeff Stott e Mohammed Mohanna, os criadores da "música cerebral", conectaram um capacete com eletrodos a um computador. Ao serem capturadas, as ondas cerebrais são transformadas em sons eletrônicos agudos e desordenados, sob batidas preestabelecidas.
O Subtle Body também leva imagens gravadas no computador a reagir às ondas cerebrais, fazendo com que adquiram cores quentes para cérebros mais agitados e cores frias para pessoas mais calmas.
Com uma webcam e dois sensores laser, o estudante de música e ciências da computação da Universidade da Califórnia (Berkeley) Yotam Mann Falar criou um aparelho de superfície multitoque -um software respondia a toques dos dedos na superfície coberta pela webcam e pelo laser.
Cada toque do dedo mexia com volume e amplitude dos sons vindos de sua máquina.
O produtor de guitarras Ben Lewry (myspace.com/benlewry) parecia deslocado ao apresentar um instrumento tão tradicional. Mas uma de suas guitarras exibia imagens em uma tela sob as cordas que reagia a notas e acordes.
A guitarra foi transformada em um controlador de Midi. Quando ela é ligada ao computador, as notas reagem em tempo real a imagens pré-gravadas. Do computador, o instrumento é ligado a um amplificador comum. O problema maior, explica Lewry, é a instabilidade do instrumento. "Ela já deu pau várias vezes", diz ele.
Veja vídeos em folha.com.br/circuitointegrado.
A Maker Faire teve 600 expositores e esperava em seus dois dias 80 mil pessoas.


Texto Anterior: Tendências: Smartbooks emergem em feira asiática
Próximo Texto: Disco externo leva conteúdo em alta definição do micro à telinha da TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.