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São Paulo, quarta-feira, 10 de setembro de 2003

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Soft pago faz atualização

DA REPORTAGEM LOCAL

O antivírus gratuito AVG 6 já é conhecido pelos internautas brasileiros. Mas, atento ao sucesso do programa, seu fabricante decidiu lançar uma versão paga e supostamente melhorada do programa -a AVG 7 Professional Edition.
O programa, que pode ser testado gratuitamente por 30 dias (download de 8,6 Mbytes; www.grisoft.com/us/us_avg_index.php), conserta a principal falha de seu antecessor, que está ligada à atualização automática das vacinas contra vírus.
Se o usuário não estiver conectado à internet no horário determinado para que o antivírus faça o download de novas vacinas, o AVG 7 repete automaticamente a tentativa quando o PC estiver on-line. O AVG 6 não faz isso.
O antivírus mantém a facilidade de uso do antecessor, mas também conserva sua divisão de funções em duas janelas -Test Center, que controla o escaneamento de arquivos, e Control Center, que dá acesso às configurações. Para unificar a interface, clique em Program e Switch to Advanced.
Outra chateação diz respeito à versão de testes: o AVG 7 exibe uma janela pop-up toda vez que o computador é ligado, obrigando o usuário a clicar num botão.
O escanemento de arquivos se mostrou lento: num PC com chip Celeron de 1,3 GHz, 320 Mbytes de memória RAM, disco rígido de 80 Gbytes e sistema Windows XP, o AVG 7 demorou 28min30s para varrer todos os arquivos. Muito mais, por exemplo, do que o Norton AntiVirus 2002 (20min51s).
O AVG 7 tem bons recursos, mas, considerando que seu preço é cobrado em dólar (US$ 33,30) e o programa custa tanto quanto os principais antivírus vendidos no mercado brasileiro, que vêm com CDs e manuais impressos -veja quadro ao lado-, a relação custo-benefício do novo software é desestimulante. (BG)


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