São Paulo, quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Próximo Texto | Índice

som & ação

Veja dicas para gravação de música no PC e sites com shows de graça

Divulgação
Com o Tenori-on se faz música pressionando os 256 LEDs; www.global.yamaha.com/tenori-on

RAFAEL CAPANEMA
DA REPORTAGEM LOCAL

Para gravar "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" (1967), os Beatles tinham à sua disposição duas Studer J37, trambolhos do tamanho de uma máquina de lavar roupa. Eram dois gravadores em fita de quatro canais -combinadas, as máquinas permitiam o registro em oito canais, quantidade extraordinária para a época.
Quatro décadas se passaram e "Sgt. Pepper's" ainda é considerado um dos discos mais inovadores de todos os tempos. Mas, na indústria fonográfica, muita coisa mudou.
"A tecnologia digital evoluiu a tal ponto que já é possível gravar em casa com qualidade superior àquela a que os Beatles tinham acesso em "Sgt. Pepper's'", afirma Marcelo Claret, diretor da escola especializada em áudio IAV (Instituto de Áudio e Vídeo), em São Paulo.

Esquema caseiro
Claret ressalta, porém, que há "diferenças grandiosas" entre gravar em um esquema caseiro e em um estúdio profissional moderno, onde se pode contar com equipamentos caríssimos e tratamento acústico adequado. "Isso também não significa que não possa haver um bom resultado vindo de um estúdio caseiro. Há casos de gravações que ganharam o Grammy e que foram feitas em estúdios caseiros", diz Claret.
Aliado aos equipamentos certos, um computador com boas capacidades de armazenamento, memória e processamento oferece aos músicos possibilidades infinitas de combinações sonoras.
Se nunca foi tão simples gravar música, difundi-la está mais fácil ainda -que o digam os inúmeros artistas e bandas que despontaram por meio de gravações caseiras postadas em sites como o MySpace (www.myspace.com) e o TramaVirtual (tramavirtual.uol.com.br).
Saiba, nesta edição, o que é necessário para fazer boas gravações no computador, conheça instrumentos inovadores que "conversam" com o micro e aprenda, ainda, a fazer registros sonoros simples sem gastar quase nada, usando um microfone de computador e um software gratuito.
E, se o seu negócio não for criar música, mas apenas apreciá-la, veja uma seleção de sites que oferecem de graça shows em vídeo e áudio para ouvir e ver direto no navegador.


Próximo Texto: Tec-tec-tec
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.