São Paulo, quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

teste USP

Impressora colorida é robusta e rápida

LASER >> Produto da Samsung demanda espaço, mas tem bom desempenho para ser usado na residência ou no escritório

ODEMIR MARTINEZ BRUNO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Há poucos anos, o elevado preço das impressoras a laser coloridas inviabilizava a sua aquisição para as pequenas empresas e as tornava inacessíveis ao usuário doméstico. Com a freqüente queda de preço, a pequena diferença entre o custo de uma impressora a laser monocromática e uma colorida justifica escolher a segunda.
A Samsung CLP-610ND é uma impressora a laser colorida, robusta e com características que permitem atender a necessidades de uso profissional.

Características
A CLP-610ND apresenta um desenho tradicional, adequado a uma impressora de múltiplo uso (comercial e doméstico).
Rápida e robusta, ela incorpora características de uso profissional, tais como conexão direta à rede e impressão automática nos dois lados da folha (módulo Duplex).
Pesando cerca de 26 kg e com dimensões de 43x43x42 cm, ela é adequada a escritórios ou residências que possuam espaços reservados para impressora.
O aparelho tem capacidade para 250 folhas na bandeja inferior e cem folhas na bandeja adicional. Quando utilizada em rede, a impressora funciona como um servidor de impressão, sendo acessada diretamente pelos PCs.
A CLP0610ND tem resolução de 600x600 DPI (interpolada de 2.400 x 600 DPI) e memória de 128 Mbytes, que pode ser expandida para 384 Mbytes.
Um dos destaques do equipamento é o suporte ao Windows, ao Mac OS X e ao Linux. Os drivers para os diferentes sistemas estão no CD que acompanha o produto. A instalação da impressora foi simples e rápida nos três sistemas.

Visor
A configuração da Samsung também é simples e pode ser feita pelo computador (por meio do Smart Panel, que acompanha o produto, para Windows ou Mac) ou diretamente na impressora -em um visor de LCD e cinco botões de navegação.
A impressora a laser tem menor custo por folha e boa velocidade de impressão. Por isso, é recomendada para impressão de documentos.
No entanto, para imagens e fotos, a qualidade será inferior à conseguida com as a jato de tinta com tecnologia específica para essa finalidade. O usuário doméstico deve ficar atento a esse detalhe.

Testes
Nos testes realizados, a impressora demonstrou performance satisfatória. Foram realizados alguns testes para analisar o sistema de alimentação de papel e o Duplex, que permite impressão nos dois lados da folha.
Em geral, as impressoras a laser têm tendência de enroscar o papel, travando a impressão.
A Samsung se saiu muito bem nesse quesito. Mesmo utilizando algumas folhas ligeiramente amassadas, ela conseguiu imprimir sem travar.
Nos testes de resolução, a impressora demonstrou boa qualidade, imprimindo de forma nítida.
Nos teste de cor, algumas imagens apresentaram saturação em determinadas cores, o que prejudicou um pouco a qualidade, em especial em imagens fotográficas. A velocidade da impressão ficou próxima das 20 páginas por minuto relatada pelo fabricante. Entretanto deve ser descontado o tempo de aquecimento da impressora -cerca de um minuto se o produto foi ligado recentemente ou de 20 segundos se ele estiver aquecido.

Conclusão
A impressora CLP-610ND da Samsung é robusta e apresenta como atrativos sistema Duplex (impressão automática nos dois lados), servidor de rede e bom suporte a diferentes sistemas operacionais. Seu preço de R$ 999 é atraente e a torna uma boa opção tanto para o usuário doméstico quanto para as empresas.


ODEMIR MARTINEZ BRUNO é livre-docente em computação e doutor em física, ambos pela USP. É docente e pesquisador do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - ICMC-USP


Texto Anterior: Eventos on-line: Acontece na internet
Próximo Texto: Google Chrome é veloz e instável
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.