São Paulo, quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

Veja o que é preciso para estúdio caseiro

EQUIPAMENTO >> Placa de áudio, bons microfones e micro potente são importantes para obter resultados satisfatórios

DA REPORTAGEM LOCAL

Um computador potente, uma placa de áudio especial e bons microfones. Com esse trio, dá para fazer gravações caseiras de ótima qualidade.
O ideal é ter um micro com pelo menos 2 Gbytes de memória, bastante armazenamento (considere um disco rígido de 500 Gbytes) e um processador de núcleo múltiplo.
O segundo passo é investir em uma placa (ou interface) de áudio especial para gravações. Há modelos internos e externos, cujos preços variam de acordo com os recursos oferecidos e o número de canais de gravação simultânea. A placa externa Fast Track Pro, da M-Audio, por exemplo, que é externa e tem dois canais analógicos, custa cerca de R$ 800.
Outro componente fundamental para uma gravação de qualidade são os microfones. Boas opções relativamente econômicas são o B-1, da Behringer, e o SM57, da Shure, vendidos na faixa de R$ 300.
Com o equipamento em ordem, é hora de partir para os chamados softwares multipista, que permitem registrar e editar cada um dos instrumentos separadamente. Há uma vasta gama de opções, como o Logic, o Acid, o Garage Band (exclusivo para Mac), o Cubase e o Pro Tools.

Bateria
Gravar bateria é provavelmente a tarefa mais difícil para os adeptos do esquema caseiro. O instrumento é ruidoso -pode incomodar vizinhos- e requer muitos microfones. Uma solução é programar batidas no computador, usando softwares como o sofisticado Reason, ou o FruityLoops, mais simples.
Outra alternativa é pagar para gravar a bateria em estúdio e, depois, registrar o restante dos instrumentos em casa.
Foi o que fizeram os Supercordas no disco "Seres Verdes ao Redor" (2006). A banda costuma usar o Cubase para suas gravações -disponíveis para download gratuito em shroomrecords.blogspot.com.
Especialistas em áudio recomendam tratamento e isolamento acústico para o ambiente de gravação (veja dicas em www.wsdg.com). Mas essa não é uma grande preocupação dos Supercordas. "Acabamos incorporando sons externos que vazam", conta Pedro Bonifrate, guitarrista e vocalista da banda. (RAFAEL CAPANEMA)


Texto Anterior: Recupere dados do pendrive
Próximo Texto: Cabo permite gravar solo de guitarra no PC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.