São Paulo, quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Próximo Texto | Índice

Caminho particular

Saiba como personalizar o Internet Explorer e o Firefox, ganhando rapidez e abrindo novos horizontes na internet

GUSTAVO VILLAS BOAS
DA REPORTAGEM LOCAL

Função é o que não falta. Sozinho, o Internet Explorer 7 (IE) vem com recursos que agilizam e organizam a navegação e defendem seu computador. Com as extensões -pequenos programas que adicionam funcionalidades-, ele transforma a experiência on-line em algo personalizado.
O mesmo vale para o Firefox 2, principal concorrente do navegador da Microsoft. E não são truques para especialistas; muita gente não usa porque não sabe que existe.
Por exemplo, quem gosta de música investe nos add-ons (como são chamadas as extensões) para integrar tocadores e internet pelo navegador.
Os exploradores ganham mapas pessoais para se guiar pela imensidão de páginas. E têm até comunidade on-line quase sem site: tudo gira em torno dos browsers -outro nome para os programas responsáveis pela popularização da internet.

História de combate
A disputa por esse mercado tem até verbete próprio na Wikipédia: "browser wars", ou guerra dos browsers. A primeira foi travada pelo moribundo Netscape e pelo Explorer. Atualmente se desenrola a segunda, entre IE e Firefox. Os internautas saem ganhando, já que a batalha exige armas: aperfeiçoamentos constantes.
O Firefox (www.firefox.com) é um software que pode ser modificado por qualquer um com conhecimento e corre na frente quando o assunto é inovação. O Internet Explorer (www.microsoft.com/brasil/windows/ie/default.mspx) domina o mercado -77% do bolo, ante 15% do concorrente, de acordo com a Hitwise- e tem por trás a gigante Microsoft.

5%
era a fatia de mercado, em setembro, do navegador Safari, o terceiro mais utilizado, de acordo com a Hitslink; abaixo dele, nenhum tinha mais de 1%


Próximo Texto: Tunado: Campus Edition é Firefox para estudantes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.